A teoria econômica e social desenvolvida por Marx sobre o movimento do proletariado pode ser considerada como uma teoria clássica de grande contribuição para o estudo dos movimentos sociais. Marx tem como ponto de partida a ideia de que o movimento do proletariado precisaria formar-se a partir de três condições: a tomada de consciência de seu pertencimento a uma classe social, a descoberta de quem são seus opositores de classe e o seu projeto de transformação social. Nesse contexto, a sociologia contemporânea atualizou tal ideia afirmando que os movimentos sociais se formam ao construir uma identidade coletiva, uma definição de conflitos sociais e de uma utopia de mudança social. Com base nessa ideia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que formou sua identidade coletiva a partir da noção de ?sem terra?, tem na estrutura da propriedade rural sua meta de movimento e restituição das injustiças sociais.
( ) Segundo a teoria social e a sociologia contemporânea, os únicos movimentos sociais legítimos no Brasil são os sindicatos.
( ) O movimento denominado ?O Grito dos Excluídos? organiza suas manifestações a partir de uma classe específica e, por isso, não representa um movimento social segundo os pressupostos da sociologia.
( ) Os movimentos da população negra no Brasil estão organizadas em volta de uma identidade afro-brasileira, entendem-se como vítimas de um processo histórico de discriminação e pretendem modificar essa situação por meio de políticas de reconhecimento étnico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas interessantes
Espanhol,
8 meses atrás
Informática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás