A teoria dos modos de produção sucessivos, que se iniciou pela análise estruturada das sociedades humanas, teve início com o que Marx chamou de “comunismo primitivo”, a partir de estudos de pequenos grupos do passado remoto. Nesses grupos tudo que era adquirido era de propriedade comum, e não havia divisões de classe. Mas esses grupos evoluíram e a propriedade privada surgiu, inclusive a escravidão, como na Grécia e Roma antiga. A partir daí as sociedades se desenvolveram com base na agricultura e em relações de propriedade feudal, que era dividida em proprietários de terra, camponeses e arrendatários, forçados a trabalhar para os proprietários para sobreviver. Esse modo de produção também chegou aos seus limites. A partir desses estudos, Marx concluiu que o capitalismo: também chegaria ao fim, abrindo espaço para outro modo de produção, fruto de decisões políticas, que queriam o melhor para a sociedade. nunca chegaria ao fim. Como era um sistema novo, totalmente diferente dos modos de produção que o antecederam, ele sempre encontraria formas de se renovar. também chegaria ao fim, abrindo espaço para outro modo de produção, gerado a partir de decisões da classe burguesa. chegaria ao fim e, como era um sistema novo, sucumbiria, e a sociedade retornaria ao sistema feudal. também chegaria ao fim, abrindo espaço para outro modo de produção, gerado a partir de trabalhadores descontentes, que desenvolveriam uma consciência de classe, pondo fim à propriedade privada e estabelecendo as relações comunais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
B. também chegaria ao fim, abrindo espaço para outro modo de produção, gerado a partir de trabalhadores descontentes, que desenvolveriam uma consciência de classe, pondo fim à propriedade privada e estabelecendo as relações comunais.
Explicação:
A partir de seus estudos, Marx concluiu que as sociedades passavam por um processo evolutivo, e o capitalismo, portanto, era só mais uma fase do processo de evolução.
Respondido por
3
Resposta:
E
Explicação:
E) também chegaria ao fim, abrindo espaço para outro modo de produção, gerado a partir de trabalhadores descontentes, que desenvolveriam uma consciência de classe, pondo fim à propriedade privada e estabelecendo as relações comunais.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Lógica,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás