A Teoria dos dois fatores foi formulada e desenvolvida por Frederick Herzberg, a partir de entrevistas feitas com 200 engenheiro e contadores da indústria de Pittsburgh. Estas procuravam identificar quais as consequências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentir-se infelizes na situação de trabalho. (disponível em: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/teoria-dos-dois-fatores.htm). Assinale a alternativa que, segundo essa teoria, representa a opção correta em relação ao fator que pode levar à satisfação do indivíduo. Escolha uma: a. Aumento do conteúdo da tarefa, ampliando o seu escopo e a sua responsabilidade. b. Incremento do salário de forma a aumentar o poder aquisitivo do empregado. c. Melhoria da relação chefe/empregados, tornando mais acessível o diálogo entre as partes. d. Melhoria na cesta de benefícios oferecidos pela empresa. e. Minimização da quantidade e da dificuldade do trabalho.
Soluções para a tarefa
Opah, amigo(a)!
A Teoria dos dois Fatores foi desenvolvida por Herzberg (1923 -2000) e é composta pelos seguintes fatores:
fatores higiênicos (não são controláveis pelo colaborador) - no ambiente organizacional, fazem referências às necessidades mais básicas dos colaboradores. Como exemplo, podemos destacar: segurança salarial (pagamentos em dia) e plano de carreira a ser seguido.
fatores motivacionais (podem ser controlados pelo indivíduo) - assim como acontece na fase de Autorrealização da Pirâmide de Maslow, os fatores motivacionais da Teoria dos Dois Fatores fazem referências às necessidades de reconhecimento profissional (realização) e autoestima.
Gabarito:
"c. Melhoria da relação chefe/empregados, tornando mais acessível o diálogo entre as partes".
Até a próxima!
Resposta:
Letra D
Explicação: