Química, perguntado por sabrinadeoliveira061, 6 meses atrás

A teoria do Big-Bang é a mais aceita pela comunidade científica para explicar a origem do Universo e, consequentemente, da Terra. Essa teoria propõe que o Universo surgiu há 13,7 bilhões de anos, quando toda a matéria estava concentrada, de forma muito densa e com temperaturas extremamente altas, em um único ponto. Esse ponto sofreu aquilo que passou a ser chamado “Big-Bang”, expressão em inglês que se refere à grande explosão e, por consequência, expansão do Universo, ou seja, o momento em que tudo o que estava concentrado nesse único ponto começou a se espalhar pelo espaço.
Analise a frases a seguir e marque a correta (somente UMA):
A
Após a grande explosão, as partículas formadas começaram a se unir e a constituir as primeiras substâncias que, depois, deram origem a gases e poeira. Tudo isso aconteceu no início do século XX.


B
O Sistema Solar localiza-se em um dos braços da galáxia Via Láctea. Ele é um sistema planetário, ou seja, um conjunto de corpos celestes que tem uma estrela, chamada Lua, em seu centro.


C
Até 1543, as pessoas acreditavam que o Sol se movia ao redor da Terra, em um modelo denominado heliocêntrico, apoiado por Ptolomeu (87-150 d.C.), o último dos grandes astrônomos espanhóis.


D
Planetas são corpos celestes de forma triangular, formados por rocha e/ou gás e que orbitam um cometa


E
Os primeiros registros de observações do céu foram feitos por homens primitivos, há milhares de anos. Esses registros podem ser notados em algumas pinturas rupestres encontradas por arqueólogos

Soluções para a tarefa

Respondido por spokgomessilva07
3

Resposta:

A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou – e ainda proporciona – vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos.

Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.

A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas (qharks, elétrons, neutrinos e suas partículas) que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.

Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.

Essa é a explicação sistemática da origem do universo, conforme a teoria do Big Bang. Aceita pela maioria dos cientistas, entretanto, muito contestada por alguns pesquisadores. Portanto, a origem do universo é um tema que gera muitas opiniões divergentes, sendo necessária uma análise crítica de cada vertente que possa explicar esse acontecimento.

Explicação:

Perguntas interessantes