ENEM, perguntado por c0al400, 6 meses atrás

[...] A teoria demográfica formulada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1766-1834) foi publicada em 1798, no livro Ensaio sobre o princípio da população.   Segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6...).
  Assim, segundo a visão de Malthus, ao final de um período de apenas dois séculos, o crescimento da população teria sido 28 vezes maior do que o crescimento da produção de alimentos. Dessa forma, a partir de determinado momento, não existiriam alimentos para todos os habitantes da Terra, produzindo-se, portanto, uma situação catastrófica, em que a humanidade morreria de inanição1. [...]  
Com base nesse texto e nesse gráfico, conclui-se que a teoria de Malthus não se sustentou por muito tempo, pois ele não previu a
• alteração do padrão alimentar nas cidades que diminuiu a necessidade de consumo. • criação de novas técnicas e tecnologias voltadas para a produção agrícola.
• difusão de meios contraceptivos para impor o controle da taxa de natalidade.
• redução da desigualdade social e econômica que universalizou o acesso aos alimentos. ​

Anexos:

hansolie: vou responder por aqui, já que duas pessoas não se deram o trabalho de criar uma resposta decente....
hansolie: A resposta correta é B) "a criação de novas técnicas e tecnologias voltadas para a produção agrícola."
hansolie: Malthus não previu que a Revolução Industrial seria capaz de mudar todo o cenário mundial, inserindo no meio rural novas técnicas, as quais impulsionariam a produção agrícola e consequentemente aumentariam a oferta de alimentos. A população não cresceu em ritmo de progressão geométrica, portanto, não dobrou a cada 25 anos. A modernização tecnológica conseguiu ampliar o desenvolvimento do cultivo das terras, fazendo com que a produção de alimentos fosse suficiente, chegando então a uma progressão
alinealinao: Agradecida
hansolie: ao dispor
DaniDias098: Muito obrigado
vittoraugusto95: vlw nezuko
hansolie: de nada homi bonito do anime
nicolasdeolive19: letra b

Soluções para a tarefa

Respondido por samuelaraujotds
20

Resposta:

A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria

Explicação:

Anexos:

hansolie: essa n é a resposta
c0al400: as alternativas estão na pergunta, gente
rayssaproficio: é a B povo
Respondido por yuri14rodrigues
25

A partir da interpretação do gráfico e da teoria Malthusiana, é possível inferir que Thomas Malthus não previu a criação de novas técnicas voltadas para a produção da alimentação (alternativa B).

Thomas Malthus (1766 - 1834) foi um famoso economista inglês. Ele é considerado um dos fundadores da demografia (estudo da dinâmica populacional). Seu maior trabalho e pesquisa trata-se da teoria Malthusiana.

O Malthusianismo foi uma teoria que relacionava o crescimento da população humana com o crescimento dos alimentos.

De acordo com Malthus, chegaria um dia em que não haveriam mais alimentos para a população, pois ela cresceria em uma PG (Progressão Geométrica), enquanto os alimentos cresceriam em uma PA (Progressão Aritmética).

Entretanto, apesar da população ter crescido exponencialmente, os recursos cresceram ainda mais, devido ao avanço da tecnologia de alimentos.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20719153

Anexos:
Perguntas interessantes