A teoria de ligação de valência tem como princípio a sobreposição de orbitais atômicos para a formação das ligações covalentes dos compostos orgânicos, sendo uma teoria fundamentada pela mecânica quântica. A figura anexa esquematiza a energia do sistema em função da distância entre os núcleos de dois átomos de hidrogênio. Tendo como base o esquema, assinale a alternativa CORRETA:
A) A situação 3 representa a situação mais instável, quando a energia do sistema é tão baixa que os átomos não conseguem interagir por tempo suficiente para formar a ligação química.
B) A situação 2 representa a aproximação entre os átomos de hidrogênio para a formação de uma ligação pi.
C) A situação 4 representa a situação de maior estabilidade, quando a sobreposição dos orbitais atômicos é máxima para a formação da ligação química.
D) A situação 1 representa o caso em que os dois átomos de hidrogênio estão muito afastados entre si e, assim, a energia total do sistema é a soma das energias individuais de cada átomo.
Soluções para a tarefa
Resposta: D) A situação 1 representa o caso em que os dois átomos de hidrogênio estão muito afastados entre si e, assim, a energia total do sistema é a soma das energias individuais de cada átomo
Explicação:
corrigido no ava
Resposta:
Letra D) A situação 1 representa o caso em que os dois átomos de hidrogênio estão muito afastados entre si e, assim, a energia total do sistema é a soma das energias individuais de cada átomo.
Explicação:
Na figura, apresenta-se um esquema que retrata a energia do sistema em função da distância entre os núcleos (distância internuclear) de dois átomos de hidrogênio. Podemos perceber que, na posição 1, os átomos estão muito afastados e a energia total do sistema é a soma das energias de cada um dos átomos. A posição 2 mostra que à medida que os átomos se aproximam e seus orbitais começam a se sobrepor, a energia do sistema começa a diminuir até atingir um valor mínimo, dado pela posição 3, que é justamente a distância ideal entre os núcleos e que dita o comprimento de ligação. Caso a distância internuclear continue a diminuir, a energia do sistema aumentará significativamente, devido aos efeitos de repulsão entre os núcleos (posição 4).