Biologia, perguntado por kaylaaaa4182, 10 meses atrás

A teoria de Dixon é uma das hipóteses que tenta explicar o transporte de água da raiz até as folhas de árvores com mais de30 metros de altura, como a castanheira-do-pará. Assinale a alternativa que contém aspectos nos quais se baseia essa teoria.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaclara9145528
40

Coesão entre as moléculas de água, adesão entre essas moléculas e as paredes do xilema, tensão gerada no interior dos vasos pela transpiração foliar.

Respondido por EllenLib
5

A teoria de Dixon se baseia nos aspectos de coesão entre as moléculas de água, adesão entre essas moléculas e as paredes do xilema, tensão gerada no interior dos vasos pela transpiração foliar (letra A).

A teoria de tensão-coesão,  como também é chamada a teoria proposta por Dixon, explica o movimento da água via xilema, da raiz até o topo do vegetal.

Segundo Dixon, resumidamente, o processo é estimulado pela perda de água pelos estômatos. A perda de água ocasiona na diminuição do potencial hídrico do mesofilo e como as células adjacentes estão com potencial hídrico maior, a água migra por osmose.

Assim vai ocorrendo e a água presente no xilema foliar migra para as células do mesofilo,  provocando uma pressão. Essa transmissão da água do xilema para as folhas, causa um gradiente de potencial hídrico que se estende por toda a coluna de água presente no xilema. E devido à coesão existente entre as moléculas de água e a adesão as paredes do vaso do xilema, forma uma coluna de água. De modo simples, a água é sugada do solo pelas raízes e transportada via xilema, através das forças de tensão, coesão e adesão, para as outras áreas.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/13269530

Anexos:
Perguntas interessantes