ENEM, perguntado por Outklynn6498, 10 meses atrás

A Teoria de Biogeografia de Ilhas é uma das maisinfluentes teorias ecológicas. Uma de suas predições é ade que ilhas maiores apresentam maior número deespécies do que ilhas menores. Desde os anos 70 doséculo passado, essa teoria tem influenciado o desenho dereservas naturais. Nesses casos, os fragmentos devegetação remanescente seriam considerados ilhas emuma matriz de habitats alterados pela atividade humana.O proprietário de uma usina sucroalcooleiracontratou um biólogo para o estabelecimento de reservasnaturais dentro de sua propriedade em área de florestaatlântica. A vegetação nativa encontra-se fortementefragmentada em pequenas manchas de tamanhosdiversos, porém menores que 100 ha. Essas manchas sãofreqüentemente acessadas pela comunidade local, quecoleta madeira para usar como lenha e para fazer carvão.Considerando a aplicação crítica da Teoria de Biogeografiade Ilhas para a criação de reservas naturais na área, quenoção deve nortear as ações do referido biólogo?A Segundo essa teoria, ilhas maiores suportam maisespécies. Portanto, fragmentos maiores são melhoresque pequenos, independentemente das condições damatriz circundante.B Fragmentos grandes e pequenos são igualmenteimportantes para conservar qualquer espécie deanimal ou planta, e deve-se equilibrar o número dessesfragmentos.C Deve-se priorizar a conservação de fragmentosgrandes, uma vez que as espécies encontradas emfragmentos maiores já se encontram adaptadas aosefeitos das atividades humanas.D Deve-se conservar o maior número de fragmentos,independentemente de seu tamanho, de modo a incluirem áreas protegidas a maior parcela dos habitats e dabiodiversidade local.E É melhor investir apenas na conservação defragmentos grandes, inquestionavelmente importantes,já que o valor de fragmentos pequenos para aconservação da biodiversidade é duvidoso.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
8

.D Deve-se conservar o maior número de fragmentos,independentemente de seu tamanho, de modo a incluírem áreas protegidas a maior parcela dos habitats e da biodiversidade local.

O texto mostra a importância da manutenção de fragmentos grandes e pequenos, no sentido de que atuam como determinantes para a sobrevivência tanto de animais, quanto humanos.

Por conta disso, para que o equilíbrio dos ecossistemas se mantenha, é preciso que estes fragmentos sejam mantidos e preservados, por meio da conscientização a respeito da sustentabilidade local.

Perguntas interessantes