A Teoria das Relações Humanas tem as suas origens nos Estados Unidos, como o resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas de Experiências de Hawthorne. Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a Administração mais humana e democrática, e quando as Ciências Humanas influenciaram as organizações. Sobre a Teoria das Relações Humanas analise as afirmações a seguir: I. Os estudos de Elton Mayo, criador desta teoria, mudou o foco do Homo economicus e o trabalhador passou a ser visto como Homo social. PORQUE II. A Teoria das Relações Humanas tenta mostrar que o homem não pode ser visto tão mecânico como nas Teorias Clássica e Científica. Sobre as afirmações anteriores é possível afirmar que: a. Ambas são verdadeiras, mas não estabelecem uma relação entre elas. b. Ambas são verdadeiras e a afirmação II é uma justificativa da I. c. A afirmação I é verdadeira e a II é falsa. d. A afirmação I é falsa e a II é verdadeira. e. Ambas
Soluções para a tarefa
A letra A contém afirmações verdadeiras sobre a Teoria das Relações Humanas e Teorias Clássica e Científica.
Letra A: Ambas são verdadeiras, mas não estabelecem uma relação entre elas.
I. Os estudos de Elton Mayo, criador desta teoria, mudou o foco do Homo economicus e o trabalhador passou a ser visto como Homo social.
VERDADEIRO. Isso quer dizer que o foco de seus estudos era o trabalhador, ou seja, o ser humano no ambiente de trabalho. Ele e sua equipe tentavam entender quais fatores poderiam ser considerados motivadores para o comportamento humano.
II. A Teoria das Relações Humanas tenta mostrar que o homem não pode ser visto tão mecânico como nas Teorias Clássica e Científica.
VERDADEIRO. Nos estudos da Administração Científica (de Taylor), por exemplo, o grande foco foi no aumento da produtividade das empresas da época. Desse modo, não existia qualquer preocupação com a saúde e bem-estar do colaborador dentro do ambiente de trabalho.
Força e Honra!
Resposta:
b. Ambas são verdadeiras e a afirmação II é uma justificativa da I.
CORRIGIDO PELO AVA
Explicação:
Enquanto a Administração Científica possuía a base de sua teoria, firmada no conceito de Homus economicus, para a Teoria das Relações Humanas a motivação econômica é secundária, para determinar a eficiência do trabalhador; ou seja, por essa última teoria as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades. Assim, vigora, na teoria das Relações Humanas, o conceito de “homem social”.
A Teoria das Relações Humanas tenta mostrar que o homem não pode ser visto tão mecânico como nas Teorias Clássica e Científica, ele sofre influências do meio em que vive e está motivado a atender suas necessidades. Esse meio, que gera influência no homem e suas necessidades, interfere na produtividade do funcionário.