Administração, perguntado por bmscortez, 10 meses atrás

A Teoria da Mudança é uma ferramenta que possibilita explicitar o planejamento da sequência de mudanças, a fim de se atingir resultados esperados. Essa ferramenta segue algumas etapas, observando as relações de causa e efeito de uma população impactada pela ideia de iniciativa socioambiental.

Na realidade das grandes cidades, existe uma série de problemas que acarretam grande impacto socioambiental, como a poluição do ar e das águas e a violência urbana. A atividade a seguir apresentará um desses problemas e questionará como a Teoria da Mudança pode ser utilizada para o planejamento de uma ação com a intenção de minimizar tais impactos.

Veja a seguinte situação:

Você mora em um grande centro urbano no Brasil, e a cidade em que você mora reflete a realidade da maioria dos grandes centros urbanos: poluição urbana, falta de áreas verdes, ocupação desordenada dos espaços, barulho em excesso, entre outros problemas.
Uma grande preocupação sua sempre foi a grande produção de lixo e a dificuldade da população da região da periferia da cidade em realizar o correto descarte e separação do lixo. Você sabe que esse problema, muitas vezes, está relacionado à falta de locais adequados para o descarte e à falta de informação.

Essa situação acarreta a proliferação de doenças das mais diversas, a poluição de rios e matas, alagamentos devido aos entupimentos de esgotos e. ainda, a falta de espaços que sirvam de aterro sanitário.

Valendo-se de seu espírito de empreendedor socioambiental, utilize a ferramenta Teoria da Mudança no processo de construção do planejamento para apontar caminhos para a situação apresentada. Dessa forma, responda:

a) Qual o problema central do caso apresentado?

b) Quais os objetivos a serem considerados na elaboração da iniciativa socioambiental?

c) Quais são causas e as consequências do problema apresentado?​

Soluções para a tarefa

Respondido por MeDeveEssa
5

Resposta:

a) Expressa, representando necessidades nas quais há uma mobilização para que sejam alcançadas;  

b) A grande produção de lixo e a dificuldade da população da região da periferia da cidade em realizar o correto descarte e separação do lixo.

c) A proliferação de doenças das mais diversas, a poluição de rios e matas, alagamentos devido aos entupimentos de esgotos e, ainda, a falta de espaços que sirvam de aterro sanitário.

Explicação:

Respondido por vitorvinicius95
2

a) A identificação do problema é o ponto de partida para o processo de planejamento do empreendedor social. Na situação apresentada, o problema central é o excesso de lixo produzido e as dificuldades para seu descarte.

b) Empreender na área socioambiental é como empreender em qualquer área. É necessário ter objetivos bem definidos. Para o problema apresentado, pode haver diferentes de objetivos:

- ressignificar o descarte e separação do lixo para a população da periferia da cidade;

- reduzir a produção de lixo nas regiões periféricas da cidade.

c) Identificar causas e consequências possibilita um planejamento mais adequado. No caso apresentado, as principais causas são a falta de informação dos moradores das regiões periféricas e o fato de não haver locais adequados para o descarte do lixo; já as consequências são a poluição de matas e rios, a proliferação de doenças, os alagamentos, entre outras.

Perguntas interessantes