A Teoria da Evolução de Darwin é um dos principais marcos do início da ciência moderna. Para o naturalista inglês, os organismos mais adaptados ao ambiente possuem mais chances de sobrevivência, ou seja, existe uma "luta" pela vida entre os indivíduos da mesma espécie e seus descendentes base nos estudos sobre a evolução das espécies, analise o trecho a seguir. "Uma das influências para a teoria de evolução de Darwin foi a obra Ensaio sobre o Princípio da População, escrita pelo economista Thomas Malthus. Publicada em 1798, a obra defende a impossibilidade do crescimento desenfreado de populações humanas, por conta de fatores limitantes como doenças, guerras, escassez e catástrofes naturais. [. ]. O que Darwin retirou do ensaio de Malthus foi a ideia de que o crescimento de uma população (seja animal ou vegetal) acentua a competição por recursos, e a espécie sobrevivente acaba ampliando suas chances de gerar descendentes. [. ]. Como vimos, a luta pela sobrevivência e perseverança do mais capaz são constantes na obra do autor. No entanto, a evolução por cooperação poderia ter tido um espaço muito maior em sua obra caso a sociedade em que Darwin viveu fosse diferente. A cooperação é encontrada em todo o mundo, do nível de vida celular ao social. [. ] cabe refletir sobre a lente que Darwin tinha em seus olhos ao se voltar para o mundo natural, vendo nele uma incansável luta. Caso não proviesse de uma sociedade expansionista, competitiva e imperialista, poderia a teoria da seleção natural se basear na cooperação ao invés da competição?". PEREIRA, J. Por que a seleção natural se dá por competição? AH: Aventuras na História, 9 abr. 2019. Online. Disponível em: aventurasnahistoria. Uol/noticias/reportagem/por-que-selecao-natural-se-da-por-competicao. Phtml. Acesso em: 15 jan. 2020. Considerando o trecho anterior e os conhecimentos adquiridos na leitura dos materiais de estudo, apresente a sua opinião com respectivos argumentos, na forma dissertativa, sobre a indagação realizada pela autora referente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A teoria darwinista foi baseada em modelos observados na natureza, de forma que embora Darwin viesse de uma sociedade expansionista, gananciosa e competitiva, a natureza apresenta suas próprias realidades.
Portanto, acredito que não haveria esta opção, uma vez que é natural que os seres vivos disputem por recursos, e a lei do mais forte (ou mais adaptado) ainda se destaque, gerando mecanismos genéticos de perpetuação destes mesmos genes.
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás