A teoria da evolução apesar de apresentar uma grande quantidade de evidencias que afirmam sua veracidade ainda e alvo de muitas discussões. um dos fatos que confirmam a evolução diz respeito a presença de estruturas atrofiadas, que recebem nome de
A)Órgão análogos
B)Órgãos homólogos
C)órgãos vestigiais
D)apendices
E)órgãos homogêneos
Soluções para a tarefa
A alternativa C) é a correta.
Os órgãos vestigiais são órgãos que existem em outras especies, porém, que estão desaparecendo em outras, pelo desuso, um bom exemplo é o apêndice nos seres humanos, ou o ciso, ou o encurtamento do tubo digestivo em monogástricos.
Órgãos homólogos são os que se originam do mesmo tecido embrionário, geralmente exercem a mesma função, como os pares de rins em todos os seres vivos, é algo que refere-se a ancestralidade entre os seres vivos.
Os órgãos análogos não possuem a mesma origem embrionaria, mostrando que há diferenças de ancestralidades, mesmo sendo órgãos com funções similares, como as asas de insetos e de aves.
Órgãos vestigiais são estruturas atrofiadas que servem como evidência para a teoria da evolução. Letra C é a correta.
Teoria da evolução
É uma teoria que afirma a existência de ancestralidade comum entre todos os seres vivos.
Várias evidências são utilizadas como argumento e prova de que a evolução realmente é verdadeira:
- Estruturas homólogas;
- Universalidade do DNA;
- Órgãos vestigiais;
- O registro fóssil.
Órgãos vestigiais
Órgãos vestigiais são estruturas atrofiadas que acredita-se terem exercido funções no passado, mas que hoje não a exercem mais, porém ainda estão presentes.
Um exemplo de órgão vestigial é o apêndice humano. Acredita-se que no passado ele tinha como função ajudar na digestão de plantas, quando o homem tinha sua alimentação baseada mais em vegetais.
Ao longo dos milhares de anos a alimentação humana mudou, se tornando mais onívora e o apêndice atrofiou, perdendo função.
Veja mais sobre a evolução em: https://brainly.com.br/tarefa/25237965
#SPJ3