A Teoria da Equilibração é a espinha dorsal de todo o pensamento de Piaget, uma vez que a equilibração é a ideia central de sua teoria e é a matriz de funcionamento que permite a compreensão do sistema cognitivo. Assinale a alternativa correta sobre a definição do termo equilibração:Sempre que se vivencia conflitos e contradições, entra em cena a capacidade de autorregulação, isto é, a equilibração.
Alternativa 2:
Equilibração são estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.
Alternativa 3:
A equilibração é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento já existentes.
Alternativa 4:
A equilibração consiste na criação de novos esquemas ou a modificação de velhos.
Alternativa 5:
A equilibração implica em o indivíduo estabelecer com o "outro" uma relação de reciprocidade, de acordo com as capacidades disponíveis no período de desenvolvimento em que se encontra.
Soluções para a tarefa
Alternativa 1 - Sempre que se vivencia conflitos e contradições, entra em cena a capacidade de autorregulação, isto é, a equilibração.
Explicação: pg 58
A Teoria da Equilibração é a espinha dorsal de todo o pensamento de Piaget,
uma vez que equilibração é a ideia central de sua teoria, é a matriz de funcionamento que permite a compreensão do sistema cognitivo.
De acordo com Fontana e Cruz (1997), Piaget afirma que o processo de
desenvolvimento depende de fatores internos ligados à maturação, da experiência adquirida pelo indivíduo em contato com o meio e particularmente do
processo de autorregulação, nomeado de equilibração.
Por meio da equilibração, um estado de equilíbrio, ou de adaptação em
relação ao meio, é mantido. Podemos dizer que sempre que vivenciamos
conflitos, contradições, entra em cena a nossa capacidade de autorregulação, isto é, equilibração.