A teoria da equilibração como teoria explicativa do processo de adaptação e reconstrução da inteligência face ao meio em relação ao qual ela se organiza, autoregula e prepara para novas transformações, representa a síntese da explicação do processo do conhecimento em Piaget e, também o pressuposto para a ação educativa. O processo de equilibração é um fator essencial e determinante para a adaptação do individuo ao meio em que vive, de acordo com a teoria da Epistemologia Genética, de Jean Piaget.
Para o autor, o processo de equilibração ocorre quando:
a) a interação com o meio o desequilibra, desafiando o individuo e exigindo novas adaptações que possibilitam reequilibrar-se.
b) há mediação por meio de um instrumento, a linguagem como fator determinante.
c) a criança cresce de maneira linear e constante sem alterar suas próprias estruturas cognitivas
d) a criança se desenvolve sem seus conflitos internos, sem interagir com o meio
e) há trocas subjetivas entre professor e aluno, formando um campo relacional e característico do ser humano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
À interação com o meio o desequilibra desafiando o indivíduo e exigindo novas adaptações que possibilitam reequilibrar se
A resposta correta é a alternativa "A", pois, conforme Jean Piaget, a interação com o meio o desequilibra, desafiando o indivíduo e exigindo novas adaptações que possibilitam reequilibrar-se. Algo que é extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano em sociedade, de modo que ele se adapte à mesma.
Equilibração
Equilibração se trata de um processo de passagem de uma situação de desequilíbrio para o equilíbrio. Este processo é regulador, permitindo que novas experiências e elementos exteriores possam ser incorporados às estruturas mentais e cognitivas dos indivíduos.
Saiba mais sobre equilibração: brainly.com.br/tarefa/52379147
#SPJ2