A teoria da epigenética tem sido relacionada às ideias de Lamarck sobre a evolução. Isso se deve ao fato de que, em ambas as teorias: * 1 ponto a) Os organismos expostos a pressões ambientais são selecionados até que o mais apto sobreviva. B) Os alelos têm sua frequência alterada nas populações mediante modificações no ambiente em que vivem. C) Características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes. D) Mutações ocorrem no genoma e essas alterações são selecionadas pelo ambiente. 2) Muito se tem aprendido sobre genética e meio - nature and nurture - inato ou cultural, pelo estudo de gêmeos. Suas diferenças e similaridades nos fornecem pistas sobre quanto da nossa fisiologia e do nosso comportamento é governado pela genética, pois muitas vezes, por mais que gêmeos, sejam criados juntos e sob as mesmas circunstâncias, se tornam bem diferentes. O estudo da Epigenética é uma área de pesquisa muito ativa que pode explicar tais diferenças. O exemplo mais conhecido de um mecanismo epigenético é a modificação química da região promotora dos genes contidos no DNA, onde uma base citosina é marcada quimicamente com um grupamento metil. Sobre eventos epigenéticos, é correto afirmar: * 1 ponto a) Agem como "interruptores" que ligam ou desligam determinados genes, regulando sua expressão. B) Alteram a sequência de nucleotídeos de genes que codificam determinado caráter herdável. C) Caracterizam-se pela restrição dos eventos de replicação da molécula de DNA. D) A associação de DNA com histonas em eucariotos impede a ocorrência de alterações epigenéticas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
gshehdhgsssxjjdnb txhshsjsbshshts usks
Resposta:
1) C 2) A
Explicação:
1) A lei da herança dos caracteres adquiridos de Lamarck diz que as características adquiridas por um indivíduo durante sua vida podem ser transmitidas à sua prole.
Antes da descoberta da epigenética acreditava-se que o estilo de vida e as experiências durante a vida de uma pessoa afetavam o seu corpo, mas não a sua informação genética; e que os antepassados transmitem apenas genes e não experiências à nova geração. Porém os estudos epigenéticos trouxeram novamente à tona as teorias Lamarckistas, remexendo nas ideias evolutivas.
2) As marcações epigenéticas não são capazes de alterar a sequência de nucleotídeo dos genes (isso é mutação), mas são capazes de agir sob à expressão desses genes, afetando o evento de transcrição através de marcações químicas que podem ocorrer na região promotora do DNA ou nas proteínas de compactação do DNA, chamadas de histonas.