A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1993 (adapatado).Considerando este contexto, assinale a alternativa que apresenta as características da Teoria da Contingência.I. a organização é um sistema aberto;II. as organizações têm uma grande interação com o ambiente, existe uma relação entre as características internas e as variáveis externas;III. em relação às organizações e à sua possibilidade de mudança, as variáveis externas são independentes e as internas dependentes.Está correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Oi, amigo(a)!
Abaixo, vamos para a análise de cada uma das assertivas apresentadas.
I. a organização é um sistema aberto;
CORRETO. Por ser assim, a organização sofre influências dos ambientes internos e externos. Como exemplo de influência externa, podemos citar o atraso na entrega de matérias-primas (pelos fornecedores). Neste caso, o gestor deve encontrar uma solução rápida para a resolução do problema.
II. as organizações têm uma grande interação com o ambiente, existe uma relação entre as características internas e as variáveis externas;
CORRETO. O ambiente externo, por exemplo, provém todos os recursos necessários para a continuidade dos negócios (fornecedores, pagamento de impostos).
III. em relação às organizações e à sua possibilidade de mudança, as variáveis externas são independentes e as internas dependentes.
CORRETO. Em outras palavras, as variáveis internas são controláveis; por outro lado, as externas são incontroláveis.
Até a próxima!
Resposta:
B - As afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação: