A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na administração por volta da década de 1940, em função de alguns aspectos, dentre eles o crescente tamanho e complexidade das empresas que passaram a exigir modelos organizacionais mais bem definidos. Milhares de pessoas colocadas em diferentes níveis hierárquicos: os administradores no alto da pirâmide e os operários na base, que devem executar as tarefas específicas e ser dirigidos e controlados. Assim, na Teoria da Burocracia, Weber salientou que, para cada tipo de sociedade há um tipo de hierarquia.
Desse modo, o modelo burocrático proposto por Weber possui diversas vantagens, como a racionalidade em relação ao alcance dos objetivos, a precisão de cargos, a rapidez nas decisões, dentre outros que geraram características como caráter legal das normas e caráter formal das comunicações. No entanto, alguns pesquisadores também estudaram consequências do modelo burocrático nas organizações, como Robert K. Merton, que identificou consequências imprevistas ou não desejadas, não previstas pelo modelo Weberiano, a que denominou disfunções da Burocracia.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Barueri: Manole, 2014 (adaptado).
Diante do texto exposto, considere a situação a seguir.
Fátima é a nova gerente geral de uma fábrica têxtil que atua no mercado há mais de 60 anos, vendendo tanto no atacado, quanto no varejo. Ao assumir o cargo, ela se deparou com uma organização patriarcal e conservantista, a qual possuía tradição, hábitos e costumes da época de seu fundador.
Ela resolveu que a organização precisava se adequar a novos modelos organizacionais, e para isso implantou o modelo burocrático de organização, o qual preza por racionalidade, impessoalidade e meritocracia. Mas, com o passar do tempo, Fátima tem notado o surgimento de diversos conflitos entre seus vendedores e clientes. Ela tem recebido diversos feedbacks negativos dos clientes em relação aos vendedores sobre pouca atenção e descaso com seus problemas particulares.
Com base na análise da situação apresentada, atentando-se às disfunções da burocracia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As características reveladas na situação quanto aos feedbacks dos clientes em relação ao comportamento dos funcionários indiciam que, após a implantação do modelo burocrático da organização, os funcionários passaram a ter dificuldades no atendimento a clientes, gerando conflitos com o público.
PORQUE
II. A apresentação de dificuldades no atendimento ao cliente e a geração de conflitos com o público são atitudes consideradas como disfunções da burocracia, que ocorrem quando funcionários se voltam para dentro da organização, interiorizando-a e gerando atendimentos padronizados, de acordo com regulamentos e rotinas internas, com pouca ou nenhuma personalização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D)
As asserções I e II são proposições falsas.
E)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
hhhhhhhhhh123:
descobriu qual a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
D) As asserções 1 e 2 são proposições falsa
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás