A teoria da atribuição visa compreender as explicações e desculpas elaboradas pelo aluno em torno do seu sucesso ou fracasso escolar. A compreensão dessa teoria é bem estabelecida e possui diversos conceitos para o entendimento deste fenômeno. Um dos conceitos principais dessa teoria é o lócus de controle. Disserte sobre esse conceito, lócus de controle, que é central para a teoria de atribuição
Soluções para a tarefa
De acordo com o enunciado que fala sobre a teoria da atribuição. Podemos dissertar a partir desta teoria que tem como principal tema o lócus de controle da seguinte maneira:
Uma pessoa com controle intrínseco acredita que o sucesso ou o fracasso é o resultado de seus próprios esforços ou habilidades. Alguém com controle externo tem maior probabilidade de acreditar que outros fatores, como sorte, dificuldade da tarefa ou ações de outras pessoas, são a causa do sucesso ou do fracasso.
O lócus de controle interno é muitas vezes referido como auto-eficácia, a crença de que o comportamento de alguém faz a diferença.
Lócus de controle ou autoeficácia podem ser muito importantes para explicar o desempenho do aluno. Por exemplo, alguns pesquisadores descobriram que alunos com altas pontuações de controle intrínseco têm pontuações mais altas e pontuações nos testes do que alunos com a mesma inteligência e baixas pontuações de controle externo.
Lócus de controle
Lócus de controle é o conceito que pode ser dividido entre dois fatores tanto o interno quanto o externo.
Observando o fator interno: podemos dizer que pessoas que tomam para si responsabilidade pelas suas ações e acreditam que o que acontece são consequências dos seus esforços, além de acreditarem em si. São consideradas pessoas com um bom autocontrole, auto responsabilidade.
No fator externo: seria uma ideia completamente ao contrário, fazendo com que as pessoas acreditem em fé, crenças e sorte quando por exemplo tiram uma nota boa em uma prova. Logo, não possuem nem mesmo uma boa autoestima.
O conceito de lócus seria a causa de tudo isso e para que se atinja um nível para se obter sucesso escolar é interessante fazer com que o educando cada vez mais entenda que as causas são consequências de seus esforços perante ao que foi usado da sua capacidade para conseguir algo e sim ter o controle da causa.
O restante do enunciado é:
a. ( ) O texto tem coerência de sentido. Isso quer dizer que ele não é um amontoado de frases.
b. ( ) Uma mesma frase pode ter sentidos distintos dependendo do contexto dentro do qual está inserida.
c. ( ) O sentido de uma frase independe do sentido das demais frases.
d. ( ) O texto tem coerência de sentido. É por isso, que nele, o sentido de uma frase depende do sentido das demais com que se relaciona.
e. ( ) As frases precisam relacionar-se entre si.
Saiba mais sobre Adaptação ao meio externo em: https://brainly.com.br/tarefa/13384702
#SPJ4