A teoria criacionista esta presente em quais religiões?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cultura egípcia - segundo a crença dos antigos egípcios, antes da criação do mundo o que existia eram as trevas e o que eles chamavam de “água primordial”. Essa água é interpretada como uma referência ao Rio Nilo. É dela que surge o deus Atum, que dentro da cultura egípcia é o grande agente do criacionismo. Ele é visto como o deus primordial e criador. A partir de Atum são originados aqueles que deverão se encarregar de criar os ares, as terras e o céu.
Mitologia grega – na explicação dada ao surgimento da vida apresentada por esse povo, os titãs Epimeteu e Prometeu apresentam importância primordial. De acordo com a mitologia, Epimeteu desempenha o papel de criar do homem. Contudo, sua criação não tem vida e é imperfeita. Aqui podemos encontrar um paralelo com o criacionismo a partir da perspectiva cristã, pois o homem também é criado a partir do barro. Prometeu é quem dá vida à criação de seu irmão. Para isso, ele rouba o fogo sagrado do deus Vulcano e entrega aos humanos.
Cristianismo – para os cristãos, a explicação para o surgimento do universo e da vida está dada pelos textos da Bíblia, mais especificamente no livro de Gênesis, que é o primeiro do Antigo Testamento. De acordo com as escrituras, Deus criou o universo e a vida em seis dias, na seguinte sequência: no primeiro dia, ele separou as luzes das trevas; no dia seguinte, criou os mares e os continentes ao separar as águas da terra seca; no terceiro dia, ele criou toda a vegetação existente no planeta; no dia seguinte, o Sol, a Lua e as Estrelas foram criadas; o quinto dia foi dedicado à criação das espécies de aves e répteis; somente no sexto dia o homem foi criado, assim como os demais animais.
Mitologia Hindu – dentro dessa cultura as explicações dadas pelo criacionismo estão nos Vedas, que são os livros sagrados. Os hindus consideram que foi o próprio deus Brahma quem os escreveu. Ele é considerado o criador do universo e das demais divindades. Na tríade, Brahma, Vishnu e Shiva, estão presentes, respectivamente, os poderes de criação, conservação e destruição. A partir de seu próprio corpo, Brahma cria os habitantes da Terra: Brâmane (da boca), Chátria (braço direito), esposa de Chátria (braço esquerdo), Vaissias (coxas), Sudras (pés).
Explicação: