A Teoria contingencial nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes condições. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações. Em outras palavras, essas condições são ditadas de acordo com o seu ambiente externo. Essas contingências externas podem ser consideradas como oportunidades ou como restrições que influenciam a estrutura e os processos internos das organizações. Pesquisas foram realizadas na década de 1960 sobre a relação entre modelos de estruturas organizacionais e a eficácia em determinados tipos de indústria. Os resultados surpreenderam, pois indicava que não havia uma forma melhor ou única, e sim que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo. Disponíveleminop.unemat.br/site_antigo/prof/foto_p_downloads/fot_10533tga-teobia_gebal_de_administbayyo_i_e_ii_pdf.pdf. Acesso 10 mar. 2017. Sobre a pesquisa realizada por Burns e Stalker, em indústrias inglesas, na busca da relação entre o ambiente externo e as práticas administrativas, permitiu catalogar dois tipos de características organizacionais dentre as inúmeras verificadas: as organizações mecanísticas e as orgânicas. Analise as afirmativas em relação às organizações mecanicistas:
Soluções para a tarefa
Opah!
Abaixo, seguem as alternativas da questão (o que foi possível encontrar).
(...)
I - Pesquisa de Alfred D. Chandler \u2013 sobre estratégia e estrutura organizacional envolvendo o processo histórico das grandes empresas Du Pont, General Motors, Sears e Standard Oil. A conclusão de Chandler é de que, na história industrial dos últimos cem anos, a estrutura organizacional das grandes empresas americanas foi sendo gradativamente determinada pela sua estratégia mercadológica.
CORRETO. Em resumo, as estruturas das empresas foram mudando de acordo com a capacidade produtiva de cada uma.
II - Paul R. Lawrence e Jay W., professores de Gestão e Relações Humanas em Harvard, voltaram seus olhares para as relações das empresas com o meio ambiente e como as condições ambientais afetam as características das organizações.
CORRETO. Principalmente com a questão da extração desenfreada dos recursos naturais (matérias-primas).
III - A pesquisa realizada por Burns e Stalker, em indústrias inglesas, na busca da relação entre o ambiente externo e as práticas administrativas, permitiu catalogar dois tipos de características organizacionais dentre as inúmeras verificadas: as organizações mecanísticas e as orgânicas.
CORRETO. A Configuração Mecanicista de uma organização é baseada em um conjunto de regras e procedimentos. Por outro lado, a Configuração Orgânica é focada no desenvolvimento dos colaboradores.
Espero ter contribuído.