Administração, perguntado por sergiosazevedo, 10 meses atrás

A teoria contingencial é contrária a escola clássica da administração, sob a ótica dessa teoria não há uma estrutura organizacional única que tenha alta efetividade para todas as organizações. As estruturas otimizadas das organizações podem variar de acordo com diversos fatores considerados contingenciais, como porte, setor em que atua, com que intensidade a concorrência afeta o seu dia a dia, o quanto de incerteza ocorre no âmbito ambiental, tecnológico, a postura estratégica que se posiciona. Para que a teoria contingencial aconteça é percebido que as organizações são sistemas abertos, exatamente por precisar de readequação em vários momentos, cujo objetivo é o de manter ou até mesmo de melhorar seu desempenho. Fatores como porte, incertezas com relação às tarefas e a tecnologia são características organizacionais que refletem o ambiente em que a entidade está inserida. Para uma estratégia ser efetiva a organização precisa de adequação ao que diz respeito aos fatores contingenciais e ao ambiente. A teoria contingencial pretende coordenar os princípios básicos da administração que são as atividades, estruturas, tecnologia e meio ambiente. A principal dúvida sobre teoria contingencial é a sua definição, pois contingência significa fenômeno incerto ou eventual, passível ou não de suceder.

João é um administrador de uma microempresa do setor moveleiro. Diante das incertezas típicas do seu negócio contratou uma consultoria que, a priori, lhe passou algumas orientações teóricas. Analise as assertivas a seguir e identifique quais supostamente seriam as orientações de uma consultoria para a empresa:

I - Quando a incerteza ambiental é percebida como baixa, os gestores são capazes de obter maior precisão nas previsões relacionadas ao mercado
II – Podemos compreender o ambiente como nível de concorrência, grau de hostilidade do mercado, preço, produto e tecnologia disponível e afirmar que tais aspectos influenciam a contabilidade de uma organização.
III - Nas estruturas mecanicistas, predominam a centralização do controle e da autoridade e um alto grau de especialização das tarefas, existe uma verticalização maior da hierarquia e a comunicação tende à formalização
IV - Estruturas organizacionais orgânicas caracterizam-se por maior descentralização do controle e da autoridade, e participação das equipes no processo de gestão; nela os fluxos de comunicação ocorrem em todas as direções e a hierarquia tende a ser mais horizonta

Está correto apenas o que se afirma em:
A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
B)Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
C)As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
D)Apenas as afirmativas I e II estão corretas
E)Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

c

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
0

A alternativa correta é a A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto, ou seja, tudo é relativo nas organizações ou na teoria administrativa. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos nas organizações.

Estrutura organizacional é o sistema formal de tarefas e relacionamentos de autoridade que controla como as pessoas coordenam suas ações e usam os recursos para atingir os objetivos organizacionais; controla também a coordenação e as formas de motivação.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes