A teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Dessa forma, na teoria burocrática há grande ênfase na eficiência. Estudos apontam que os primeiros traços de burocracia tenham surgido ainda na antiguidade, com os códigos de conduta e normatização de comportamento entre estado e população.
No entanto, para Weber, a burocracia como a conhecemos tem suas origens vinculadas às alterações religiosas ocorridas após o Renascimento. Max Weber verificou que o sistema produtivo moderno, tipicamente racional e capitalista, teve como embrião o conjunto de normas morais da chamada “ética protestante”, que pregava o culto ao trabalho duro, poupança e aplicação de excedentes de produção.
O grande crescimento pelo qual passaram as organizações do período de Weber fez com que a Teoria Clássica e a das Relações Humanas não fossem mais capazes de suprir suas necessidades. Era imperioso que algo fornecesse mais formalidade, impessoalidade e eficiência ao processo.
http://www.estudoadministracao.com.br/ler/teoria-da-burocracia-de-max-weber/. Acesso 15 fev. 2017.
São origens da teoria burocrática:
I - o tamanho e a complexidade das empresas exigem modelos organizacionais mais bem definidos;
II - o ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber.
III - a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais;
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. somente a afirmativa II está correta
b. Todas alternativas estão corretas
c. somente as afirmativas I e III estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e II estão corretas
e. somente as afirmativas II e III estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
A resposta correta é: Todas alternativas estão corretas.
Perguntas interessantes