A teoria aristotélica, apesar de decorrente da teoria platônica, rompe, em alguns aspectos radicalmente, com as ideias de Platão. Nesse contexto, pode-se ressaltar, por exemplo, uma valorização acerca da realidade sensível que destoa daquilo que Platão defende como crítica à mutabilidade.
A respeito desta diferenciação, assinale a alternativa correta:
A. Para Aristóteles, a realidade sensível é a fonte de todo o conhecimento, assim, suprime o dualismo;
B. Aristóteles defende que a realidade sensível é a representação fidedigna da realidade suprassensível;
C. Aristóteles compreende que a realidade sensível pode ser fonte de todo falso conhecimento, pois fia-se na memória;
D. Para Aristóteles, o conhecimento depende de algumas variantes às quais deve haver a relação entre inteligível e legível;
E. Aristóteles rompe com Platão no que diz respeito à realidade sensível a respeito do conhecimento matemático.
Soluções para a tarefa
A respeito da diferenciação entre a teoria platônica e a aristotélica, sobre a realidade sensível, a alternativa correta é: A. Para Aristóteles, a realidade sensível é a fonte de todo o conhecimento, assim, suprime o dualismo.
A realidade para Platão e Aristóteles
Platão afirmava na Teoria das Ideias, ou Formas, que a realidade era formada por dois mundos distintos: o mundo sensível, a realidade material, percebida pelos sentidos. E o mundo inteligível, a realidade imaterial das ideias, percebidas pela alma, pela razão. Para ele, corpo e alma se opunham, daí ser conhecido como um filósofo dualista.
Aristóteles foi além do seu mestre, Platão, ao afirmar que corpo e alma formam uma única substância e portanto, só existe uma realidade, um mundo percebidos então pelos sentidos. Aristóteles é conhecido como um filósofo monista e afirmava que: "Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos". Quer dizer que, somente através da observação é que podemos ter a ideia.
Aprenda mais sobre Monismo e dualismo em Filosofia em: brainly.com.br/tarefa/54135787
#SPJ1
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
A. Para Aristóteles, a realidade sensível é a fonte de todo o conhecimento, assim, suprime o dualismo;