A Teogonia, de Hesíodo, é uma obra fundamental para compreensão do pensamento mítico grego. Leia, a seguir, um trecho dessa obra, o qual descreve o surgimento dos deuses primordiais. Sim bem primeiro nasceu Caos, depois também Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável sempre, dos imortais que têm a cabeça do Olimpo nevado, e Tártaro nevoento no fundo do chão de amplas vias, e Eros: o mais belo entre Deuses imortais, [...] Do Caos Érebos e Noite negra nasceram. Da Noite aliás Éter e Dia nasceram, gerou-os fecundada unida a Érebos em amor. Terra primeiro pariu igual a si mesma Céu constelado, para cercá-la toda ao redor e ser aos Deuses venturosos sede irresvalável sempre. [...] Depois pariu do coito com Céu: Oceano de fundos remoinhos e Coios e Crios e Hipérion e Jápeto e Teia e Reia e Têmis e Memória e Febe de áurea coroa e Tétis amorosa. E após com ótimas armas Crono de curvo pensar, filho o mais terrível: detestou o florescente pai. HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses.3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1995. p. 111-113. De acordo com a leitura, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Revela-se um esforço no sentido de sistematizar a genealogia dos deuses, atribuindo uma posição a cada um e estabelecendo vínculos entre eles. A saga dos deuses gregos começa com o surgimento espontâneo da Terra, oriunda do Caos. Da união entre a Terra e o Céu, foi gerado o Oceano. A Noite gerou o Éter e o Dia, depois de se relacionar amorosamente com o Caos. No trecho selecionado do poema, Hesíodo narra o nascimento dos deuses olímpicos.
Soluções para a tarefa
Para organizar melhor.
As afirmativas são:
I - Revela-se um esforço no sentido de sistematizar a genealogia dos deuses, atribuindo uma posição a cada um e estabelecendo vínculos entre eles.
II - A saga dos deuses gregos começa com o surgimento espontâneo da Terra, oriunda do Caos.
III - Da união entre a Terra e o Céu, foi gerado o Oceano.
IV - A Noite gerou o Éter e o Dia, depois de se relacionar amorosamente com o Caos.
V -No trecho selecionado do poema, Hesíodo narra o nascimento dos deuses olímpicos.
I é verdadeira, de modo a dizer de onde veio cada Titã - os pais dos deuses - e como se relacionam.
II é falsa, pois se o surgimento é espontâneo, não é oriundo de lugar nenhum.
III é verdadeira, sendo isto afirmado diretamente pelo poema.
IV é falsa, a Noite gerou Éter e Dia após se relacionar amorosamente com Érebos, e não Caos.
V é falsa. Embora o faça em um outro momento da obra, não o faz no trecho selecionado - aqui são mencionados apenas os Titãs.
Resposta:
Explicação:
Vfvff