A tentativa de organizar a assistência social no Brasil veio com a criação do Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo (CEAS), em 1932, com o incentivo e sob o controle hierárquico da igreja católica que tinha entre seus objetivos ampliar o maior rendimento às iniciativas e obras realizadas pela filantropia das classes dominantes paulistas e dinamizar a mobilização do laicado. O início das atividades do CEAS se deu a partir do Curso Intensivo de Formação Social para Moças.
BERTTI, A. C. M. F.; CUNHA, M. C. A. B. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.
Maringá: UniCesumar, 2016. (Adaptado)
Considerando as afirmações acima no que tange aos objetivos iniciais, na década de 30, do Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo - CEAS analise as seguintes afirmações:
I) Realizar a formação de seus membros pelo estudo da doutrina social da Igreja e pautar sua ação na construção doutrinária e no conhecimento aprofundado dos problemas sociais.
II) O objetivo era adotar uma orientação definida em relação às questões a resolver, favorecendo a coordenação de esforços espalhados nas inúmeras atividades e obras de caráter social.
III) Realizar a formação teórico metodológica das primeiras trabalhadoras sociais, tendo como referencial a teoria marxista.
IV) Realizar a formação de seus membros com uma abordagem crítica sobre o sistema capitalista industrial.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III apenas.
Alternativa 2:
IV apenas.
Alternativa 3:
III, IV apenas.
Alternativa 4:
I, III apenas.
Alternativa 5:
I, II apenas.
Soluções para a tarefa
O objetivo da assistência social por volta da década de 1930 era baseado nos dogmas e valores da igreja enquanto instituição, ou seja, espalhar a doutrina cristã, promovendo a caridade como um caráter social. A perspectiva marxista se deu a partir dos movimentos de reconceituação do serviço social. Apenas I e II.
A construção do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade.
Por existir uma forte veia conservadora nesse conceito, as pesquisas acabam se limitando aos embasamentos teóricos passados para a atuação em sociedade.
Além disso, a retórica humanizadora também segue os padrões conservadores, onde o rompimento dessa observação se deu apenas no final do século XX no Brasil, onde o foco da assistência social se expandiu.
Resposta: I e II apenas.
Explicação:
I, II apenas. pag, 44