A tendência pedagógica libertadora surgiu no Brasil por volta da década de 1960, mas se consolidou dentro das instituições escolares nas décadas de 1970 e 1980. Essa tendência possuia como eixo norteador o diálogo horizontal entre educador e educandos, com a finalidade da construção da consciência crítica. Considerando o estudo das tendências pedagógicas, podemos afirmar que o principal representante da tendência progressista libertadora é o educador:
Karl Marx.
Alternativa 2:
Paulo Freire.
Alternativa 3:
Lev Vygotsky.
Alternativa 4:
Frederich Engels.
Alternativa 5:
João Amós Comênio.
Soluções para a tarefa
Resposta:: Paulo freire
Explicação:
De fato a alternativa 2 está correta.
Diversas pesquisas nos mostram que Paulo Freire ao longo de sua trajetória e métodos de alfabetização, fatos esses que proporcionaram a sistematização de um ideário e de experiências que conhecemos nos dias atuais por educação popular.
Durante a década de 50 e inicio dos anos 60, Paulo Freire influenciou diversos movimentos populares que tinham como relevância a valorização do diálogo e a interação como fundamentos necessários para garantir a libertação do educando e o direito a educação básica.
Por fim, o professor via a educação em duplo plano instrumental, capaz de preparar técnicas e cientificamente a população para o mercado de trabalho, e que atendesse as necessidades concretas da sociedade.