A Tendência Pedagógica Histórico-Crítica possui como base teórica o materialismo histórico dialético de Karl Marx (1818-1889) e Friedrich Engels (1820-1895), com afinidades relacionadas a psicologia histórico-cultural, que possui como principal autor Lev Vygotsky (1896-1934). MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019. Levando em consideração o contexto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I – O objetivo da tendência pedagógica histórico-crítica é resgatar a importância da escola e reorganizar o processo educativo, ressaltando assim o conhecimento sistematizado. PORQUE II – É por meio do processo educativo que a escola assume o seu papel e sua responsabilidade de formar cidadãos críticos, reflexivos, participantes e conscientes. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Esta Pedagogia objetiva resgatar a importância da escola, a reorganização do processo educativo, ressaltando o saber sistematizado, a partir do qual se define a especificidade do saber escolar.
Seu método de ensino visa estimular a atividade e a iniciativa do professor; favorecer o diálogo dos alunos entre si e com o professor, sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levar em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.