ENEM, perguntado por tthiagolins4417, 11 meses atrás

A tenacidade à fratura é uma característica do materialrelacionada à resistência à propagação de trincas. Umalimitação do uso de cerâmicas em aplicações estruturaisé a sua baixa tenacidade à fratura. Entretanto, nas últimasdécadas, cerâmicas avançadas de alta tenacidade têmsido desenvolvidas e utilizadas em aplicações antesrestritas ao grupo de materiais metálicos. Acerca desseassunto, julgue os itens abaixo.I A tenacidade à fratura de cerâmicas pode seraumentada por meio da introdução de elementosmicroestruturais que geram mecanismos para inibir apropagação de trincas.II Por meio do controle das técnicas de processamento,é possível a obtenção de cerâmicas de alta densidadee com tamanho de grão excepcionalmente pequeno,fatores que aumentam a resistência mecânica decerâmicas.III Partículas ou fibras cerâmicas adicionadas a umamatriz cerâmica acarretam aumento da tenacidade àfratura, mas não afetam o limite de resistência àtração.IV A introdução de tensões residuais de compressão nasuperfície, onde há maior probabilidade de trincar, éum mecanismo de aumento de tenacidade à fraturausado para materiais vítreos.V Aumento de tenacidade por transformação de fase éum mecanismo utilizado em cerâmicas à base decarbeto de silício, ou em situações em que seadicionam partículas desse material a outrascerâmicas.Estão certos apenas os itensA I e III.B I, II e IV.C II, III e V.D II, IV e V.E III, IV e V.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A alternativa B) é a correta.

A tenacidade à fratura é uma característica do importante em materiais que precisam ser resistentes a trincos, ruptores e rachaduras, quanto mais baixa a tenacidade, menor sua resistência e mais facilmente irá trincar.

Quanto mais matriz cerâmica for adicionada, maior será a sua resistência a tração e a sua dureza.

As cerâmicas a base de carbeto de silício  podem não sofrer um aumento de tenacidade pela adição e matriz cerâmica em excesso, podendo até perder resistência.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes