Química, perguntado por SamiraMariana7901, 1 ano atrás

a temperatura de ebulição de uma solução aquosa de cloreto de sódio sob pressão constante tende a aumentar ou diminuir com o decorrer da ebulição

Soluções para a tarefa

Respondido por FlavioJunyor
79
Tende a aumentar.
A adição de um soluto não volátil como cloreto de sódio acarreta em um aumento da temperatura de ebulição (em relação à temperatura de ebulição da água pura), o que é conhecido como ebulioscopia.
O calculo do aumento da temperatura causado pela presença de um soluto não volátil leva em conta a MOLALIDADE da solução, quanto maior a molalidade, maior o aumento da temperatura em relação ao solvente (água) puro.
A molalidade (W) é calculada por:
W=n/ms
Onde n é o número de mols de soluto e ms é a massa de solvente.

No processa de ebulição, ao longo do tempo, o solvente (água) vai evaporando, enquanto que o cloreto de sódio (soluto não volátil) permanece na solução. Assim, o número de mols de soluto (n) não se altera com o tempo, já a massa de solvente(ms) vai diminuindo.
Como ms está no denominador da equação, uma diminuição dela irá aumentar o valor da molalidade(W).
Aumentando a molalidade ao longo do tempo levará ao consequente aumento da temperatura de ebulição ao longo desse mesmo tempo.

Esse aumento para quando a solução se torna tão concentrada que a solução se torna saturada e o sal em excesso comece a se depositar no fundo do recipiente. Assim, a molalidade se torna constante, não havendo mais aumento da temperatura de ebulição (além da já alcançada).

Espero ter ajudado =)
Perguntas interessantes