A temática da língua de sinais e seu papel na educação do aluno surdo tem tido uma amplitude extraordinária e tem mobilizado discussões polêmicas relacionadas a aspectos como as abordagens de educação do aluno. Um dos precursores nessa questão foi o monge Beneditino Pedro Ponce de Leon (1510-1584), na Espanha, que estabeleceu a primeira escola para surdos em um monastério. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:a) Inicialmente, nessa escola, ensinava-se latim, grego e português, conceitos de geografia e história a dois irmãos surdos, Francisco e Pedro Velasco.b) Ponce de Leon usava como metodologia a comunicação total e o bilinguismo ou seja a língua de sinais e a língua escrita. Mais tarde, criou a escola para surdos.c) Ponce de Leon usava como metodologia a comunicação total e o bilinguismo. Mais tarde, criou uma escola para ouvintes.d) Inicialmente nessa escola ensinava-se latim, grego e italiano, conceitos de física e astronomia a dois irmãos surdos, Francisco e Pedro
Soluções para a tarefa
A alternativa C está correta.
O ensino de LIBRAS no Brasil passou a ser analisado a partir de uma estrutura assim como nosso alfabeto, as mímicas são outro tipo de representação e não se encaixam em LIBRAS, estabelecendo todo um contexto em relação a comunidade surda.
Assim, a partir desse período elas passaram a ser colocadas em prática e estruturadas, comprovando que as línguas de sinais não são superficiais, elas atuam de maneira complexa e por isso se faz necessária a construção de escolar bilíngues nos dias de hoje, para inclusive alunos não surdos aprenderem melhor sobre.
Resposta:
d) Inicialmente nessa escola ensinava-se latim, grego e italiano, conceitos de física e astronomia a dois irmãos surdos, Francisco e Pedro Velasco.
Explicação:
corrigido pelo gabarito