“A televisão tem a característica da instantaneidade, o que obriga o jornalista a fazer a notícia ser entendida pelo receptor no exato momento de sua transmissão. O texto deve ser coloquial, e o jornalista precisa ter em mente que está contando uma história para alguém. Há a necessidade do casamento da palavra com a imagem. O texto do vídeo tem uma estrutura de movimento, instantaneidade, testemunhalidade, indivisibilidade de imagem e som, sintetização e objetividade. O primeiro passo para a redação de um texto no vídeo é conhecer as imagens que poderão ser usadas na edição, a fim de fazer o casamento da palavra com a imagem”. BARBEIRO, H.; LIMA, P. R. D. Manual de jornalismo para rádio, tv e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier / Campus, 2013. 216 p. (adaptado) “A emoção faz com que o veículo esteja sempre numa linha tênue entre a pieguice e a razão. Costuma-se dizer que não há boa cobertura esportiva sem emoção, mas o jornalista não pode se deixar levar por ela, pois o exagero é um passo para a desinformação. Transmissões de jogos ensejam surtos de nacionalismo. O tom adquire um ufanismo démodé que lembra o nacionalismo fascista. A emoção do espetáculo é uma relação direta entre os esportistas e o público, e a intervenção do narrador ou repórter deve ser discreta, sem que haja a manipulação da emoção do público com adjetivos e advérbios falsos e inconsistentes, com o objetivo de estimular a audiência”. BARBEIRO, H.; LIMA, P. R. D. Manual de jornalismo para rádio, tv e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier / Campus, 2013. 216 p. (adaptado) Nos dois excertos acima o jornalista Heródoto Barbeiro discorre sobre o fazer jornalismo e sobre questões que envolvem o discurso do produto e seu público espectador. Considerando essas colocações, marque a alternativa que corretamente identifique o processo ao qual o jornalista se refere, e os dois formatos que ele comenta. Escolha uma: a. Barbeiro fala sobre o telejornal e a transmissão esportiva. Fala, ainda, sobre a intenção do jornalismo em apresentar a realidade verdadeira, construída pelo discurso do produto. Correto b. Barbeiro fala sobre a revista eletrônica e sobre debates. Fala, ainda, sobre a intenção do jornalismo em mimetizar as estratégias de ficção. c. Barbeiro fala sobre as matérias do tipo “povo fala” e da transmissão esportiva. Fala, ainda, sobre a intenção do jornalismo em apresentar uma realidade construída pelo discurso do produto, sem releção com a realidade percebida. d. Barbeiro fala sobre o telejornal e o programa esportivo de mesa redonda. Fala, ainda, sobre a intenção da televisão em apresentar programas jornalísticos com bons apresentadores. e. Barbeiro fala sobre a sonora e o programa de mesa redonda. Fala, ainda, sobre como o jornalismo apresenta sempre a realidade.
kellerm:
Resposta: a. Barbeiro fala sobre o telejornal e a transmissão esportiva. Fala, ainda, sobre a intenção do jornalismo em apresentar a realidade verdadeira, construída pelo discurso do produto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A resposta correta é a letra "a"
Respondido por
4
Barbeiro fala sobre o telejornal e a transmissão esportiva. Fala, ainda, sobre a intenção do jornalismo em apresentar a realidade verdadeira, construída pelo discurso do produto
Perguntas interessantes
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás