A tela as fases da vida de caspar Friedrich estudada na unidade 1 também é considerada uma alegoria pois os barcos pintados representam as diferentes fases da vida. Discuta com os colegas e professor: porque é possível afirmar que na tela do pintor romântico a alegoria envolve mais subjetividade do que na tela e courbet?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Isso ocorre porque na pintura, o artista Caspar David Friedrich, promove uma reflexão dos seus últimos anos de vida. Podemos ver na tela apresentada, que a figura do velho homem na pintura, é um auto-retrato do mesmo e de sua família. Além disso o pintor não trabalhava a realidade da paisagem que habitava, mas retirava as imagens de sua mente e transpunha em sua obra, logo há certa subjetividade na paisagem expressa na pintura.
Além disso o autor tenta representar com os navios, as fases da vida pela qual passou e a próxima fase que enfrentará, tudo isso de forma subjetiva também. Podemos notar que os barcos pequenos referem-se a vida das crianças que está apenas no começo e os barcos que o representam são mas antigos. O artista trabalhava com o idealismo, enquanto Courbet trabalhava com o realismo, fugindo da subjetividade.