A tecnologia se destaca, na atualidade, como um dos elementos centrais da organização geopolítica do espaço. Tendo como base o fragmento: a) explique como os novos aparatos tecnológicos do chamado tempo real, podem afetar o equilíbrio entre as nações e a soberania de cada uma delas; b) apresente dois aspectos que justifiquem o papel da informação na produção da imagem das guerras para a formação de opinião junto à população mundial.
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a) Os novos aparatos tecnológicos podem afetar o equilíbrio entre as nações e a soberania de
cada uma delas, por meio de um dos seguintes modos:
- as nações com níveis de desenvolvimento tecnológicos acentuados dominam a logística da guerra, tendo maiores condições de vencê-las;
- o investimento em biotecnologia possibilita ações de guerras químicas que podem ocasionar destruição em massa e garantem às nações maior superioridade tecnológica;
- os países que detêm as novas tecnologias baseadas no uso de satélites e de redes digitais têm o controle das ações digitais dos países que não as têm;
- o alto investimento feito pelos países ricos em pesquisa na área de biotecnologia e produção de alimentos gera-lhes supremacia política na gestão da economia mundial;
- a vigilância por imagem de satélite se constitui em um elemento importante para os países mais desenvolvidos tecnologicamente, na ação de controle de territórios e na manutenção de fronteiras.
- armas de precisão a longa distância dão supremacia aos países com maior desenvolvimento tecnológico.
b) Dois aspectos entre os vários que justifiquem o papel da informação na produção da imagem das guerras atuais são:
- o monopólio feito pelas grandes redes de comunicação na divulgação das imagens das guerras;
- a identificação de países que contrariam interesses hegemônicos das potências militaristas como pertencentes ao “eixo do mal”;
- a construção junto à opinião pública de diferenças entre as nações, situando-as de maneira maniqueísta em dois lados: as do bem e as do mal. Exemplo: a idéia do eixo do mal exposta pelo presidente Bush;
- exaltação do poderio militar dos Estados Unidos, consistindo numa maneira de intimidação e de submissão dos demais países, principalmente os mais fracos;
- o desvio das causas essenciais das guerras mediante imagens dramáticas e apelativas;
- a tentativa de esconder os interesses econômicos e políticos, apresentando as guerras apenas como confrontos culturais, religiosos, entre civilizações ou de missão de paz.
- as nações com níveis de desenvolvimento tecnológicos acentuados dominam a logística da guerra, tendo maiores condições de vencê-las;
- o investimento em biotecnologia possibilita ações de guerras químicas que podem ocasionar destruição em massa e garantem às nações maior superioridade tecnológica;
- os países que detêm as novas tecnologias baseadas no uso de satélites e de redes digitais têm o controle das ações digitais dos países que não as têm;
- o alto investimento feito pelos países ricos em pesquisa na área de biotecnologia e produção de alimentos gera-lhes supremacia política na gestão da economia mundial;
- a vigilância por imagem de satélite se constitui em um elemento importante para os países mais desenvolvidos tecnologicamente, na ação de controle de territórios e na manutenção de fronteiras.
- armas de precisão a longa distância dão supremacia aos países com maior desenvolvimento tecnológico.
b) Dois aspectos entre os vários que justifiquem o papel da informação na produção da imagem das guerras atuais são:
- o monopólio feito pelas grandes redes de comunicação na divulgação das imagens das guerras;
- a identificação de países que contrariam interesses hegemônicos das potências militaristas como pertencentes ao “eixo do mal”;
- a construção junto à opinião pública de diferenças entre as nações, situando-as de maneira maniqueísta em dois lados: as do bem e as do mal. Exemplo: a idéia do eixo do mal exposta pelo presidente Bush;
- exaltação do poderio militar dos Estados Unidos, consistindo numa maneira de intimidação e de submissão dos demais países, principalmente os mais fracos;
- o desvio das causas essenciais das guerras mediante imagens dramáticas e apelativas;
- a tentativa de esconder os interesses econômicos e políticos, apresentando as guerras apenas como confrontos culturais, religiosos, entre civilizações ou de missão de paz.
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