A tecnologia do DNA recombinante possibilitou arealização de combinações gênicas inexistentes nanatureza, dando, assim, origem aos organismosgeneticamente modificados (OGM), tambémchamados de transgênicos. O Centro Nacionalde Recursos Genéticos (Cenargem) da Embrapa,por exemplo, desenvolveu uma pesquisa com oobjetivo de transferir um gene da proteína dereserva da castanha-do-Pará para o feijão, já queessa proteína é rica em aminoácido metionina, e ofeijão, embora tenha proteínas em abundância, épobre em metionina.RAMALHO, M. A. P. et al. Genética na agropecuária.Lavras: UFLA, 2012 (adaptado).Com base nas informações apresentadas, avalie asafirmações a seguir.I. Na biotecnologia aplicada, os organismostransgênicos como bactérias, fungos, plantase animais geneticamente modificados,podem ser utilizados para a produção deproteínas ou para propósitos industriais.II. O melhoramento genético clássico consistena transferência do material genético de umorganismo para outro, permitindo que asalterações no genoma sejam previsíveis.III. A engenharia genética trabalha comvárias características ao mesmo tempo,ao contrário do melhoramento genéticoclássico, que trabalha com uma característicade cada vez.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
.E I, II e III.
A engenharia genética, de fato, tem se mostrado um elemento fundamental na melhoria de diversos alimentos, os transgênicos, no sentido de aumentar a resistência a pragas, assim como manter a produtividade em alta.
Paralelamente, as pesquisas em biotecnologia tem favorecido o desenvolvimento de genes mais previsíveis, além do trabalho com características diversas simultaneamente, facilitando a implementação destas técnicas.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás