A TECNOLOGIA
Crônica de Nacélio Simoa, 8º ano SGA-CEProfessor Maurício Araújo
Acordei cedo. Sem o que fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade. Antes, um espaço sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus donos que assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade, alguns poucos carros, motos e os pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés de cajueiros.
Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele banco quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, já que precisamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos problemas.
Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem despertar sua atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para aquela senhora que ouvia suas inquietações:
- Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook.
-Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular e agora não faz outra coisa, senão cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou aquela senhora.
Entre tantas conversas naquele banco da praça, o senhor então resolveu amenizar o tom do diálogo:
-Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão e resolvi ir a sua casa para vê-la depois de tantas conversas na vizinhança sobre a novidade. Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.
-É o ônibus!
-Vamos então.
-O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.
-Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!
-Claro que não!
Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.
1ª) Em relação às características do texto, escreva:
a) Gênero:
_________________________________________________________
b) Tipo discursivo ou tipologia (expositivo, argumentativo, narrativo, descritivo, injuntivo...):
_________________________________________________________
c) narrador (personagem, observador ou onisciente):
_________________________________________________________
d) Domínio discursivo (literário, jornalístico, religioso, acadêmico...):
_________________________________________________________
e) Tipo de discurso (direto ou indireto):
_________________________________________________________
2ª) Qual o assunto do texto?
_________________________________________________________
3ª) O que alegrava a manhã daquela comunidade?
_________________________________________________________
4ª) No trecho: Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã...” as figuras de linguagem presentes no trecho, são, respectivamente,
a) ironia e eufemismo.
b) personificação e hipérbole.
c) metáfora e hipérbole.
d) catacrese e metonímia.
5ª) No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Os termos destacados indica que o homem estava
a) entristecido e com raiva.
b) indignado e angustiado.
c) com raiva e desconsolado.
d) triste e incomodado.
6ª) “Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”, neste trecho, percebemos o uso da linguagem
a) formal.
b) informal.
c) técnica.
d) gíria.
7ª) “Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.” A palavra em destaque se refere a
a) porta.
b) batente.
c) televisão.
d) casa.
Soluções para a tarefa
1°)
a) Crônica.
b) Narrativo.
c) Personagem.
d) Literário.
e) Direto.
2°) A tecnologia.
3°) Os pássaros.
4°) Personificação e hipérbole.
5°) Triste e incomodado.
6°) Informal.
7°) Televisão.
1) Em relação às características do texto, podemos dizer que ele pertence ao gênero crônica, seu tipo discursivo (ou tipologia) é o narrativo, o narrador é personagem, seu domínio discursivo é literário e, nele, predomina o discurso direto.
- Logo no início da narrativa, já aparece o nome do gênero. Mesmo que isso não ocorresse, poderíamos concluir que é uma crônica, pois é um texto narrativo em que se predominam os fatos do cotidiano. Além disso, a linguagem é direta e clara.
- Concluímos que a tipologia é narrativa, pois está contando uma história. Os verbos no passado e a presença de narrador e personagens são características de tal tipo discursivo.
- O narrador é personagem, pois participa da história. Isso fica claro com a presença de verbos e pronomes em primeira pessoa.
- Seu domínio é literário, pois objetiva entreter o leitor e não tem responsabilidade com a veracidade dos fatos. O que importa é que os fatos narrados façam sentido dentro da própria narrativa.
- Predomina-se o discurso direto, que é marcado pelas aspas e uso de verbos "dicendi".
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/28235512
2) O assunto do texto é a influência da tecnologia na vida das pessoas.
Para responder a esta pergunta, é bom ter em mente a diferença entre assunto e título. O título de um texto é aquele que aparece no início e, geralmente, está centralizado. Dessa forma, se o enunciado pedir o título, basta copiá-lo. Neste caso, o título seria "A tecnologia", pois está explícito logo no início do texto, de forma centralizada.
Quando é solicitado o assunto, a tarefa já não é tão simples. Isso ocorre, pois não basta o aluno olhar o título e copiá-lo. É necessário ler o texto com calma e verificar o seu tema, isto é, seu assunto principal.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/6341320
3) Os pássaros que ficavam nos pés de cajueiros que alegravam a manhã daquela comunidade.
Isso pode ser percebido na leitura do texto. Por ser uma questão de interpretação, é necessário que o aluno leia atentamente o texto e, em seguida, leia a questão. Certamente, será essencial voltar ao texto para encontrar a resposta. Essas idas ao texto são essenciais nesse tipo de atividade.
LINK:https://brainly.com.br/tarefa/22840907
4) No trecho: Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã...” as figuras de linguagem presentes no trecho, são, respectivamente, personificação e hipérbole. Por esse motivo, o item B é a alternativa correta.
Consideramos o trecho "Com o vento lambendo meu rosto" como uma personificação. Chamamos de personificação (ou prosopopeia) a figura de linguagem responsável por atribuir características humanas a seres não humanos. No caso em questão, é atribuída a ação de lamber ao vento. Temos, portanto, uma personificação.
O fragmento "um calor de mil graus" é considerado uma hipérbole, pois apresenta um exagero proposital com o objetivo de enfatizar o calor.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/20528985
5) “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Os termos destacados indica que o homem estava indignado e angustiado. Por esse motivo, o item B é a alternativa correta.
A indignação, isto é, a revolta do personagem é sinalizada pelo termo " meio que revoltado". Além disso, foi expressa uma angústia dele, ao indicar que estava intrigado.
Isso pode ser afirmado, com base nos sinônimos das palavras destacadas. Chamamos de sinônimos o campo da Semântica responsável por estudar as palavras que apresentam significados semelhantes, como "feio" e "horrível, "bonito" e "lindo" , "legal" e "bacana" e "claro" e "límpido".
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/9715642
6) “Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”, neste trecho, percebemos o uso da linguagem informal. Por esse motivo, o item B é a alternativa correta.
Uma marca da linguagem informal é começar frases com pronomes oblíquos átonos, como ocorreu acima com o pronome "me". Nesses casos, de acordo com a norma padrão, é recomendada a ênclise (pronome após o verbo) e não a próclise (pronome antes do verbo).
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/8123094
7) “Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.” A palavra em destaque se refere à televisão. Por esse motivo, o item C é a alternativa correta.
Para fazer essa atividade, é necessário recorrer à leitura do texto. Voltando ao trecho que o personagem conta sobre o momento que viu a televisão, podemos perceber que o pronome oblíquo "a" refere-se a tal objeto. Isso é feito para evitar repetições de palavras e melhorar a coesão do texto.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/20836826