A técnica é importante, pois permite inserir movimentos mecânicos adequados ao melhor aproveitamento da força aliados à velocidade. O destaque deste grupo é o lançamento do disco, que é uma modalidade do atletismo que se apresenta como símbolo deste esporte. OLIVEIRA, Humberto G. Esportes Individuais: Atletismo. Maringá: Unicesumar, 2018.
Soluções para a tarefa
A pergunta está incompleta, mas encontrei o restante aqui mesmo no site.
Eis o restante:
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Em muitas regiões do Brasil o acesso aos implementos do Atletismo podem ser considerados quase impossíveis devido a escassez de condições sociais, políticas e econômicas.
PORQUE
II. O Professor/treinador pode intervir em diferentes realidades, com adaptações de regras e mudanças de técnicas dos lançamentos para que todos aprendam cada um segundo suas características, ou estilo.
Alternativas
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Agora a resposta:
A afirmativa I é verdadeira, pois sem uma política pública forte para a prática esportiva em muitas regiões faltam recursos e implementos mais básicos para a prática (não há discos e locais onde a prática seja segura em muitas áreas do país, por exemplo), o que dificulta bastante a prática.
A afirmativa II é verdadeira, principalmente no contexto pedagógico, de modo que, para cumprir seus objetivos de aprendizagem, o professor pode adaptar as regras/técnicas da prática para atender à realidade dos alunos, de modo que possam praticar ao menos de algum modo um esporte que talvez não pudesse ser praticado de acordo com o modelo oficial.
A afirmativa II não justifica a I, agindo como uma espécie de sua antítese.
É correta a alternativa 1.