A técnica de microagulhamento ou TIC (Terapia de Indução de colágeno) se baseia em uma técnica de múltiplas perfurações na pele gerando microlesões cutâneas, desencadeado o mecanismo de reparação tecidual. O instrumento utilizado para realização desta técnica é o roller, que consiste em um rolo cilíndrico com 540 agulhas que podem variar de 0,5 a 3 mm de comprimento, de acordo com a finalidade do procedimento. Uma esteticista irá realizar a TIC em uma paciente com pele envelhecida, a mesma escolheu um roller de 1,0 mm de comprimento para o procedimento. Quais medidas de biossegurança devem ser adotadas para realização da técnica e descarte de material
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária descreve Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 63 de 25/11/2011 a emenda para Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde e/ou RDC nº50 de 21/02/2002.
Explicação:
1º Ponto – Antissepsia
2° Ponto – Instrumento com Registro na ANVISA
3º Ponto – Profundidade das agulhas.
Resposta:
Como profissional esteticista, é necessário tomar algumas medidas: usar avental branco devidamente abotoado, sapatos fechados e calça comprida; manter os cabelos longos presos ou usar touca; estar com as unhas limpas e curtas, não ultrapassando a ponta dos dedos; higienizar as mãos; utilizar luvas descartáveis; não levar nada à boca, nariz ou olhos; usar o mínimo possível de joias e adereços; e usar óculos de segurança, visores ou outros equipamentos de proteção facial sempre que houver risco de espirrar material infectante ou de contusão com algum objeto.
A mesa auxiliar (carrinho) deve ser higienizada com álcool 70% e forrada com papel toalha para acomodar os materiais de uso. A maca de atendimento também precisa ser higienizada com álcool 70% e forrada com lençol descartável.
Ao finalizar o trabalho, deve-se realizar o gerenciamento de resíduos, e como o TIC é um material perfurocortante (grupo E), precisa ser descartado em caixas tipo descartex e descarpack. Já os materiais utilizados durante o procedimento (grupo A) devem ser acondicionados em sacos brancos, contendo o símbolo universal de risco biológico de tamanho compatível com a quantidade.
Explicação: