A técnica de fracking ou fraturamento hidráulico é utilizada para realizar perfurações com jatos de água em alta pressão
a fim de extrair do solo um determinado tipo de gás, o gás de folhelho, também conhecido como gás de xisto betuminoso ou shale gas. O grande diferencial dessa técnica é que ela permite explorar reservas de gás ou petróleo inalcançáveis pelo método convencional. É importante destacar que, como os impactos causados ao subsolo ainda não foram estabelecidos, em alguns países da Europa o fracking é proibido, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos. Observe o mapa a seguir, em que é possível identificar uma grande área de exploração de gás de xisto betuminoso na porção nordeste dos Estados Unidos, região em que estão situadas as formações de Marcellus, Devonian e Utica.
A partir das informações apresentadas e dos seus conhecimentos sobre o assunto, explique a relação entre áreas de
bacias e a formação de xisto betuminoso, comentando também a importância econômica que a exploração do recurso representa para o país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
33
O xisto é formado pelo acúmulo de sedimentos, geralmente ou por conta da pressão ou por conta das altas temperaturas, havendo dois tipos de xisto - o betuminoso, que recebe este nome por sua cor escura e é formado pela mistura de hidrocarbonetos, e o pirobetuminoso, formado pelas altas temperaturas e a associação dos hidrocarbonetos ao enxofre.
Sua formação se dá em bacias justamente pelo fato de que a enorme quantidade de água cria uma enorme pressão sobre os sedimentos, precipitando a formação do xisto.
No que diz respeito aos usos econômicos, são pouco usados no Brasil, mas crescem em popularidade nos Estados Unidos, representando uma alternativa ao petróleo e seus derivados, mas apresenta grandes riscos ambientais.
Perguntas interessantes