ENEM, perguntado por SalvaVidas8085, 11 meses atrás

A técnica de caracterização cerâmica por dilatometriapermite, entre outras coisas, avaliar a retração decompactos cerâmicos em função da temperaturaatingida. A figura I a seguir apresenta as curvas deretração de três amostras de um mesmo tipo de materialprensadas em diferentes pressões de compactação. Em relação aos gráficos acima, em que a figura II é aampliação de parte da figura I, é correto afirmar queA as amostras não atingem densificação completa emmenores pressões de compactação.B maiores pressões de compactação deslocam atemperatura de sinterização para cima, pois énecessário o aumento de temperatura para que osmecanismos de sinterização atuem.C o material atinge retração máxima em temperaturasentre 1.000 ºC e 1.200 ºC, independentemente dapressão com a qual foi compactado.D a densificação dos compactos não sofre interferênciada pressão de compactação, pois, em temperaturasda ordem de 1.000 ºC, há acomodação total daspartículas.E a agregação das partículas cresce com o aumento dapressão de compactação, o que facilita a ativaçãodos mecanismos de sinterização e reduz atemperatura máxima de retração.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
0

Em relação aos gráficos acima, em que a figura II é a ampliação de parte da figura I, é correto afirmar que E) a agregação das partículas cresce com o aumento dapressão de compactação, o que facilita a ativação dos mecanismos de sinterização e reduz a temperatura máxima de retração.

A cerâmica mais valiosa que existe atualmente é a porcelana, que é uma mistura de matérias-primas que contém aproximadamente 50% de caulim, 25% de areia de sílica e 25% de feldspato.

Existem outras cerâmicas de menor valor utilizada para fabricação de tijolos, telhas e outros materiais de construção. As argilas de caulim, feldspato e quartzo são aquecidos a uma temperatura de 1300°C para produção de cerâmicas comuns (tijolos, telhas) ou cerâmicas fina e brancas (placas, bacias, azulejos, estátuas, etc).

Perguntas interessantes