A taxa interna de retorno modificada (TIRM) tem características distintas em relação à taxa interna de retorno (TIR). Tais características representam algumas vantagens no uso da TIRM em relação ao uso da TIR. Pode ser citado como uma vantagem da utilização da TIRM em relação à TIR:
A. Trabalhar apenas com fluxos positivos.
B. Levar em conta o custo de capital.
C. Desprezar a taxa mínima de atratividade.
D. Desprezar o custo de capital da empresa.
E. A possibilidade de desprezar o investimento inicial para realizar o cálculo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E.
O uso de valores percentuais, facilitando o processo de comparação, no caso de haver múltiplas possibilidades de investimento.
Explicação:
Ao contrário do VPL, a TIR trabalha com valores percentuais e não monetários, facilitando comparações de investimentos distintos. Para o cálculo da TIR, são utilizadas projeções futuras do fluxo de caixa. Apenas a TIRM trabalha com diferentes taxas de juros em seu cálculo.
Resposta:
Levar em conta o custo de capital.
Explicação:
A TIRM leva em conta o custo de capital, partindo do princípio que todo fluxo de caixa positivo é reinvestido ao custo de capital da própria empresa, ou seja, a taxa mínima de atratividade, no entanto, os fluxos de caixa negativos são descontados e inclusos no investimento inicial. A TIRM trabalha tanto com valores positivos quanto negativos dos fluxos de caixa.