A taxa de câmbio é um preço como de outro bem qualquer, assim, o que determina seu valor, caso o regime cambial seja flutuante, é a oferta e demanda de divisas. A oferta de divisas depende, por exemplo, do volume de exportações, da entrada de turistas que querem trocar dólar por Real e de capitais externos. Já a demanda de divisas depende do volume de importações da saída de turistas e de capital externo. BOECHAT, Andréia Moreira da Fonseca. Economia e Sociedade. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Sabendo que as variações na taxa de câmbio afetam a economia como um todo, analise as seguintes afirmativas: I. O controle do câmbio é um dos instrumentos mais eficientes, com zero efeitos colaterais, para a redução da inflação. II. A desvalorização cambial estimula as exportações e desestimula as importações. III. A taxa de câmbio valorizada estimula a importação, fazendo com que a concorrência aumente no mercado nacional, o que provoca a redução dos preços e, consequentemente, da inflação. IV. O nível ideal da taxa de câmbio deve ser relativamente alto para estimular as exportações e relativamente baixo para não encarecer demasiadamente as importações e pressionar a inflação. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Vamos analisar cada uma das afirmações:
I. O controle doo câmbio não necessariamente reduz a inflação, podendo existir efeitos colaterais. Falso.
II. A desvalorização cambial estimula as exportações, pois faz a moeda nacional desvalorizada, o que acarreta em preços mais baixos. Contudo, o efeito sobre as importações é o inverso, o que desestimula as mesmas. Verdadeiro.
III. A valorização cambial estimula as importações, pois a moeda aumenta o preço em relação as moedas estrangeiras. Verdadeiro.
IV. Deve existir um controle cambial de modo a mediar as exportações e importações. Verdadeiro.
Portanto, as afirmações corretas são: II, III e IV.
Perguntas interessantes