A taxa de câmbio é um preço como de outro bem qualquer, assim, o que determina seu valor, caso o regime cambial seja flutuante, é a oferta e demanda de divisas. A oferta de divisas depende, por exemplo, do volume de exportações, da entrada de turistas que querem trocar dólar por Real e de capitais externos. Já a demanda de divisas depende do volume de importações da saída de turistas e de capital externo.
BOECHAT, Andréia Moreira da Fonseca. Economia e Sociedade. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Sabendo que as variações na taxa de câmbio afetam a economia como um todo, analise as seguintes afirmativas:
I. O controle do câmbio é um dos instrumentos mais eficientes, com zero efeitos colaterais, para a redução da inflação.
II. A desvalorização cambial estimula as exportações e desestimula as importações.
III. A taxa de câmbio valorizada estimula a importação, fazendo com que a concorrência aumente no mercado nacional, o que provoca a redução dos preços e, consequentemente, da inflação.
IV. O nível ideal da taxa de câmbio deve ser relativamente alto para estimular as exportações e relativamente baixo para não encarecer demasiadamente as importações e pressionar a inflação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
A alternativa 4 é a correta.
A taxa de cambio é basicamente uma proporção que define o preço de uma moeda em relação a outra. Essa variação na taxa de cambio pode alterar a economia de um pais, e cada extremo tem a sua vantagem.
Por exemplo a depreciação da taxa de cambio permite que os bens produzidos no Brasil fiquem mais baratos para estrangeiros.
Perguntas interessantes