História, perguntado por Expert1983, 6 meses atrás

A tarefa fundamental do Sistema de Contas Nacionais é compatibilizar os fluxos entre agentes que caracterizam a atividade econômica, assim como as variações dos estoques de ativos e passivos, integrando-os em um esquema contábil que fornece uma representação completa do funcionamento da economia. O Sistema de Contas Nacionais (SCN), portanto, retrata os fenômenos essenciais da vida econômica de um país: a produção e o consumo de bens e serviços e a geração, distribuição e uso da renda.
O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal agregado macroeconômico do SCN e consiste no total da renda gerada em determinado período ou, do ponto de vista da produção, no total de bens e serviços produzidos em determinado período descontadas as despesas com insumos e serviços e somados os impostos sobre produtos líquidos de subsídios.

IBGE. Contas Nacionais. 2021. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2021.

Muitas foram as contribuições e aperfeiçoamento para a construção da mensuração de riqueza de um país. Sobre essas tentativas de mensurar a renda nacional analise as afirmativas apresentadas:

I. Uma das contribuições para se mensurar a riqueza de uma nação foi dada por Keynes a partir de modelos estatísticos. Esse modelo foi descrito em sua obra Political Arithmetic.
II. François Quesnay contribuiu para a construção dos modelos de mensuração econômica da riqueza a partir de sua obra Tableau Économique, onde demonstra como é gerada e apropriada a renda, na sociedade francesa, a partir da atividade agrícola.
III. O autor Willian Petty foi o primeiro a tentar mensurar a renda nacional através da construção da macroeconomia moderna e também da elaboração da base teórica do sistema de constas nacionais.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por julianaalveslesara
2

Resposta:

Alternativa 2:  II, apenas.

Explicação:

Livro Desenvolvimento Socioeconômico Página 29e 30.

ERRADA! Historiadores econômicos atribuem a Willian Petty (1623-1687) a primeira tentativa de mensurar a renda nacional a partir de dados estatísticos. Esse primeiro ensaio para medir a riqueza de uma nação tinha o objetivo maior de melhorar as informações dos governantes ingleses para aumentar a arrecadação de impostos. Esse modelo foi descrito na obra Political Arithmetic, a qual foi publicada em 1690.

CERTA! A segunda contribuição para a construção dos modelos de mensuração econômica da riqueza de um país é atribuída a François Quesnay (1694-1774), que procurou, em sua obra Tableau Économique, publicada em 1758, demonstrar como era gerada e apropriada a renda, na sociedade francesa, a partir de sua principal fonte geradora: a terra, ou se preferir, a atividade agrícola.

ERRADA! O autor Willian Petty foi o primeiro a tentar mensurar a renda nacional a partir de dados estatísticos e não através da construção da macroeconomia moderna e também da elaboração da base teórica do sistema de constas nacionais. Essa, contribuição para a construção dos modelos de mensuração econômica da riqueza de uma nação foi dada por John Maynard Keynes (1883-1946). Assim, duas obras são importantes no desenvolvimento dos conceitos de Keynes para a construção dos Sistemas de Contas Nacionais: a Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (1936) e How to pay for the war (1940). A primeira constrói as bases da macroeconomia moderna, enquanto a segunda elabora a base teórica do sistema de contas nacionais.

Respondido por pelaisrosilene
0

Resposta:

allternativa 2

apenas II

Explicação:

Livro Desenvolvimento Socioeconômico Página 29e 30.

Perguntas interessantes