A tarefa, em uma análise funcional, consiste basicamente em encaixar o comportamento em um dos paradigmas e encontrar seus determinantes. Uma vez que encontremos os determinantes do comportamento, podemos predizê-lo (prever sua ocorrência) e controlá-lo (aumentar ou diminuir deliberadamente sua probabilidade de ocorrência). Esse é o objetivo da psicologia encarada como ciência do comportamento ou mesmo Análise do Comportamento”. (p. 149) Sobre a análise funcional, procedimento descrito acima por Moreira e Medeiros (2007), está correto o que se afirma em: Escolha uma: a. É um procedimento ativo, não apenas de especulação intelectual, e o terapeuta deve levantar hipóteses sobre as variáveis de controle do comportamento de seu cliente, testando essas hipóteses e vendo se o comportamento muda. b. Consiste em um procedimento de levantamento de hipóteses sobre o que determina o comportamento do cliente. c. Analisar funcionalmente o comportamento é buscar estados internos que controlam os desejos que impulsionam os comportamentos do sujeito. d. Controle é sinônimo de manipulação, e predição é sinônimo de adivinhação, cabendo a uma análise do comportamento apenas o levantamento de hipóteses. e. Implica em que o terapeuta busque o controle do comportamento do seu cliente, já que controlar e manipular ocorre apenas quando o terapeuta comportamental interfere na vida dele.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É um procedimento ativo, não apenas de especulação intelectual, e o terapeuta deve levantar hipóteses sobre as variáveis de controle do comportamento de seu cliente, testando essas hipóteses e vendo se o comportamento muda.
Explicação:
O trecho expressa, a essência da análise do comportamento: identificar relações funcionais entre os comportamentos dos indivíduos e sua conseqüências. Chamamos esse tipo identificação de relações de Análise Funcional (ou, como colocado por Sidman, de análise de contingências).
Esta é a essência da análise de contingências: identificar o comportamento e as conseqüências; alterar as conseqüências; ver se o comportamento muda. Análise de contingências é um procedimento ativo, não um a especulação intelectual. E um tipo de experimentação que acontece não apenas no laboratório, mas também no mundo cotidiano. Analistas do com portamento eficientes estão sempre experimentando, sem pre analisando contingências, transformando-as e testando suas análises, observando se o com portamento crítico mudou... se a análise for correta, mudanças nas contingências mudarão a conduta; se for incorreta, a ausência de mudança comportamental demandará um a abordagem diferente.
( Sidman, 1995, p. 104-105).
Resposta:
É um procedimento ativo, não apenas de especulação intelectual, e o terapeuta deve levantar hipóteses sobre as variáveis de controle do comportamento de seu cliente, testando essas hipóteses e vendo se o comportamento muda.
Explicação:
AVA