Química, perguntado por natyribeiro04, 1 ano atrás

A tabela seguir apresenta os valores de densidade e a tendência de solubilidade em um determinado solvente.


(alternativas na foto)

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

Letra C

Explicação:

Pode ser bifásico ou trifásico, depende da ordem que você coloca cada um. Sabendo que a água é polar e usando a ideia de que semelhante dissolve semelhante. Podemos concluir que o Hexano e o Tetracloreto de carbono são "apolares", pois nenhum dos dois são solúveis em água. Se ambos são "apolares" eles são solúveis um no outro.

Além disso temos a densidade para determinar qual substância fica em cada nível. Quando maior a densidade mais a baixo, quanto menor a densidade mais acima.

Assim, se colocar primeiro o tetracloreto de carbono (mais denso) depois a água (menos denso) a água não se misturará com o tetracloreto de carbono, bem como, ficará na parte superior. Se nessa mistura, adicionarmos o Hexano, ele por ser menos denso que a água ficará sobre a água e não conseguirá se misturar ao tetracloreto de carbono, fazendo uma mistura trifásica com água como fase intermediária.

Para fazer a fase bifásica, basta adicionar o tetracloreto de carbono e o hexano primeiro, como ambos são "apolares" eles irão se misturar formando uma única fase que terá uma densidade intermediária entre o hexano e o tetracloreto de carbono. Ao se adicionar a água ela não se misturará a mistura de "hexano + tetracloreto de carbono", formando um sistema bifásico.

Perguntas interessantes