A Tabela Periódica moderna foi idealizada inicialmente pelos químicos Lothar Meyer (1930-1895) e Dmitri Mendeleev (1834-1907), que sugeriram a lei periódica em função do aumento do peso atômico. Atualmente, entretanto, a Tabela Periódica é apresentada em ordem crescente de número atômico, que pouco se diferencia da ideia original dos pesquisadores citados. Sua atual configuração proporciona uma classificação e distribuição dos elementos químicos. Nesse contexto, leia as afirmativas que seguem:
I) A Tabela Periódica é composta por colunas verticais denominadas “grupos” e linhas horizontais, os “períodos”.
II) Alguns grupos recebem nomes especiais, como o grupo I, conhecido como “metais alcalinos terrosos” e o grupo VIII, também chamado de gases nobres.
III) A Tabela é composta basicamente por metais, não metais, gases nobres e hidrogênio.
IV) Os metais conduzem corrente elétrica, são dúcteis e maleáveis. Já os não metais, são densos, contém brilho e possuem elevados pontos de fusão e ebulição.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A tabela periódica é um modelo que agrupa todos os elementos químicos conhecidos e apresenta algumas de suas características. Atualmente, a tabela periódica possui 118 elementos químicos.
Evolução da Tabela Periódica
O modelo de tabela periódica que conhecemos atualmente, foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907), no ano de 1868
A finalidade fundamental de criar uma tabela era para facilitar a classificação, a organização e o agrupamento dos elementos químicos conforme suas propriedades.
Muitos estudiosos já tentavam organizar estas informações e, portanto, muitos modelos anteriores foram apresentados.
Da Grécia Antiga vieram as primeiras tentativas de organizar os elementos conhecidos. Empédocles foi um filósofo grego que falou da existência de quatro "elementos": água, fogo, terra e ar.
Espero q ajude pois não sei se está certo ^^
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
Pg 26 do livro de química geral e inorgânica