Química, perguntado por daianepastuszapdq1mw, 1 ano atrás

"A tabela periódica é uma ferramenta de uso cotidiano dos químicos, a qual apresenta, de forma sistemática, várias informações a respeito das propriedades dos elementos. Sua criação data da segunda metade do século XIX, período no qual os químicos, seguindo o exemplo de ciências como a física e a biologia, começaram a procurar formas de sistematizar o conhecimento existente na área até aquele momento. Buscava-se, dessa forma, estabelecer princípios e leis que legitimassem a química como ciência moderna, afastando-a do empirismo e facilitando seu estudo."

LEITE, H. S. A.; PORTO, P. A. Análise da abordagem histórica para a tabela periódica em livros de química geral para o ensino superior usados no Brasil no século XX. Química Nova, São Paulo, v. 38, n. 4, p. 580-587, 2015.

A primeira proposta amplamente aceita da tabela periódica foi a proposta por Mendeleev, a qual sofreu alterações posteriores, principalmente na maneira de organizar os elementos na tabela devido a uma descoberta da época. Neste contexto, assinale a alternativa que contenha esta descoberta.

Escolha uma:
a.
Experimentos de Planck e Einstein, que levaram a conclusão da natureza dualística (onda/partícula) do átomo.

b.
Experimentos de Rutherford, onde ao alvejar uma folha de platina com feixes de partículas alfa observou que algumas eram desviadas e outras não, resultado incompatível com o modelo de Thomson.

c.
Experimentos de Thomson, com alterações no experimento de Crooks, que permitiu a descoberta do elétron, alterando o modelo atômico da bola de bilhar.

d.
Experimentos de Crooks que consistia em observar um feixe de cargas se chocando com moléculas de um gás.

e.
Experimentos de raios-X de Henry Moseley, onde observou-se que um mesmo elemento químico possuía a mesma carga nuclear e, por conseguinte, o mesmo número de prótons (cargas positivas).

Soluções para a tarefa

Respondido por dudaxzanetti
13

Experimentos de raios-X de Henry Moseley, onde observou-se que um mesmo elemento químico possuía a mesma carga nuclear e, por conseguinte, o mesmo número de prótons (cargas positivas).


Elaine1223: correto. Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes