"A tabela periódica é uma ferramenta de uso cotidiano dos químicos, a qual apresenta, de forma sistemática, várias informações a respeito das propriedades dos elementos. Sua criação data da segunda metade do século XIX, período no qual os químicos, seguindo o exemplo de ciências como a física e a biologia, começaram a procurar formas de sistematizar o conhecimento existente na área até aquele momento. Buscava-se, dessa forma, estabelecer princípios e leis que legitimassem a química como ciência moderna, afastando-a do empirismo e facilitando seu estudo" A tabela periódica como a conhecemos teve sua primeira proposta amplamente aceita elaborada por Medeleev, sendo que em sua primeira proposta esta organizada pela massa atômica. Já a versão mais atual está organizada pelo número atômico. Esta alteração na maneira de organizar a tabela periódica foi necessária devido a uma descoberta da época. Assinale a alternativa que contenha esta descoberta. Escolha uma: a. Experimentos de Rutherford, onde ao alvejar uma folha de platina com feixes de partículas alfa observou que algumas eram desviadas e outras não, resultado incompatível com o modelo de Thomson Incorreto b. Experimentos de Thomson, alterações no experimento de Crooks permitiu a descoberta do elétron, alterando o modelo atômico da bola de bilhar, c. Experimentos de radiação, onde foi observado que alguns elementos eram capazes de emitir partículas alfa, beta e gama. d. Experimentos de Planck e Einstein, que levaram a conclusão da natureza dualistica (onda/partícula) do átomo. e. Experimentos de Crooks, que consistia em observar um feixe de cargas se chocando com moléculas de um gás.
dillaresende:
Por favor preciso da resposta concreta, dessa pergunta...↑↑↑↑
Soluções para a tarefa
Respondido por
93
Experimentos de raios-X de Henry Moseley, onde observou-se que um mesmo elemento químico possuía a mesma carga nuclear e, por conseguinte, o mesmo número de prótons (cargas positivas). Correto
Respondido por
8
Resposta:Experimentos de raios-X de Henry Moseley, onde observou-se que um mesmo elemento químico possuía a mesma carga nuclear e, por conseguinte, o mesmo número de prótons (cargas positivas).
Explicação: corrigido pelo ava
Perguntas interessantes