A tabela periódica dos elementos permitiu a previsão de elementos até então desconhecidos. Mendeleev chegou a fazer previsões (posteriormente confirmadas) das propriedades físicas e químicas de alguns elementos que vieram a ser descobertos mais tarde. Acerca disso, considere a seguinte tabela: Dadas as propriedades dos elementos A e B, na tabela acima, seguindo o raciocínio de Mendeleev, assinale a alternativa correta sobre o elemento de número atômico 13.
Soluções para a tarefa
Olá, seguem os demais dados da questão:
Elemento A Elemento B
Número atômico (Z) 5 14
Raio atômico (r/pm) 83 117
Energia de ionização (1/KJ mol-1)
E (g) --> E +(g) + e- 801 787
alternativa correta sobre o elemento de número atômico 13.
O seu raio atômico é maior que 117 pm.
A sua energia de ionização é maior que 801 kJ mol-1.
A sua energia de ionização é maior que 787 kJ mol-1, porém
menor que 801 kJ mol-1.
O seu raio atômico é maior que 83 pm, porém menor que
117 pm.
A sua eletronegatividade é maior que 2,04.
Na tabela periódica, o número atômico cresce da esquerda para a direita ao longo de um período (linhas horizontais).
O raio atômico aumenta de cima para baixo ao longo de um grupo (linhas verticais) e da direita para a esquerda ao longo do período.
A eletronegatividade e a energia de ionização, aumentam da esquerda para a direita e de baixo para cima ao longo do grupo.
Analisando as proposições:
O seu raio atômico é maior que 117 pm.
Verdadeiro, o elemento de menor número atômico fica mais à esquerda na tabela periódica, portanto deve ter maior raio atômico do que o elemento 14 (raio 117pm), que fica mais à direita.
A sua energia de ionização é maior que 801 kJ mol-1.
Falso, o elemento A tem Z = 5, tem energia de 801kJ/mol, e fica acima do elemento 13, como a energia diminui de cima para baixo, a energia do elemento 13 tem que ser menor do que 801kJ/mol.
A sua energia de ionização é maior que 787 kJ mol-1, porémmenor que 801 kJ mol-1.
Falso, a energia de ionização do elemento 13 é menor do que a do elemento B Z = 14 (787kJ/mol) porque ele fica localizado mais à esquerda na tabela periódica.
O seu raio atômico é maior que 83 pm, porém menor que 117 pm.
Falso, conforme o primeiro item, o elemento de número Z = 13, tem maior raio atômico do que o 14, portanto seu raio é maior do que 117pm.
A sua eletronegatividade é maior que 2,04.
Falso, considerando que a eletronegatividade aumenta conforme avançamos para a direita da tabela, o elemento 13, que fica mais à esquerda, em relação ao elemento B, apresentará eletronegatividade menor do que 2,04.