Sociologia, perguntado por ricardogallo2105, 9 meses atrás

A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017, segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (UNHCR ou ACNUR em português). Sobre os refugiados e sua distribuição no mundo, é correto afirmar: (A) Os provenientes do Sudão do Sul e da Somália são acolhidos na Turquia, onde encontram oferta de empregos nas atividades comerciais, tradição econômica do país, desde o século XVII. (B) A maioria provém da Africa, devido aos processos de desertificação, e tem como destino o Oriente Médio e a Europa. (C) O Irã recebe majoritariamente refugiados de países da Africa Subsaariana, dentre os quais se destacam o Sudão e o Sudão do Sul. (D) Os de origem síria são a maior população nesta condição, e estão sendo acolhidos em vários países do Extremo Oriente e da Africa, os quais apoiam o governo sírio na guerra civil que ocorre nesse país desde 2011. (E) São majoritariamente provenientes do Oriente Médio, Africa e Asia, deslocam‐se, forçadamente, devido a longas guerras, em grande parte para países e/ou regiões fronteiriços.

#FUVEST

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
24

O gabarito é dado pela letra (E).

Na tabela, fica claro que os refugiados são provenientes das seguintes regiões:

Oriente Médio

  • Síria - com 6,3 milhões de refugiados;
  • Afeganistão - com 2,6 milhões de refugiados.

África

  • Sudão - com 700 mil refugiados;
  • Sudão do Sul - com 2,4 milhões de refugiados;
  • Somália - com 900 mil de refugiados .

Asia

O único representante do Continente Asiático é Myanmar, que possui 1,2 milhão de refugiados.

Se tem alguém capaz de lograr êxito, esse alguém é você!


Caylinha04: Você sabe qual era a situação econômica do oriente médio e da África Subsaariana? ? Por favorrrr
Respondido por irismileneleal
3

Resposta:

Explicação:

A alternativa A está incorreta, pois os refugiados do Sudão do Sul e da Somália são acolhidos nas regiões de fronteira. No caso do Sudão do Sul, os maiores destinos são Etiópia e Uganda e, para a Somália, são Quênia e Etiópia. Os refugiados representam um tipo de fluxo migratório considerado forçado, logo, não há um planejamento desse deslocamento, pois há urgência e busca da própria sobrevivência, tornando esses fluxos fronteiriços.

A alternativa B está incorreta, pois, no caso dos países Africanos, a desertificação não é o fator primordial para o deslocamento. A instabilidade civil e os conflitos internos são fatores importantes que produzem esses deslocamentos.

A alternativa C está incorreta, pois, em 2017, 3,34% da população do Irã era composta de imigrantes e a maior parcela deles era proveniente do Afeganistão, que não faz parte da África Subsaariana.

A alternativa D está incorreta, pois o caso da Síria é grave devido à guerra civil que ocorre no país. Os destinos dos sírios são: Turquia, Líbano, Jordânia, Arábia Saudita, Iraque e Egito. Todos esses destinos são fronteiriços e, exceto o Iraque, não são países que apoiam a guerra civil.

A alternativa E está correta, pois os países listados, Síria, Afeganistão e Sudão do Sul passaram/passam por instabilidades políticas e civis. Diante dessas instabilidades, as regiões de fronteira costumam ser as primeiras alternativas.

Perguntas interessantes